EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.
Batizado de Google Spreadheet, o serviço é o resultado da compra, em março, de uma empresa que produz o Writely - processador de texto do tipo "Web-based", ou seja, que fica armazenado na Internet, e não no computador.
Apesar da semelhança com alguns produtos do Microsoft Office, os executivos do Google negam a concorrência. "Os dois serviços são complementares", disse o gerente de produtos da Google Spreadsheet, Jonathan Rochelle, a The Wall Street Journal. O diretor-geral da Microsoft, Alan Yates, disse ao jornal que o Google está oferecendo produtos muito similares aos da Microsoft. "Não vejo nada de novo aqui", disse.
O Google já negou outras vezes que os produtos da Microsoft sejam seus concorrentes. Para os executivos do site de busca, os serviços do Google são criados para que as pessoas possam dividir informação via internet - e não como alternativa a programas instalados em desktops.
Com o Spreadsheet, os documentos serão salvos nos computadores do Google, permitindo que diversos usuários utilizem o arquivo, via Internet. Não será necessário baixar nenhum tipo de programa.