Tecnologia

Google é acusado de monopolizar ilegalmente buscas na web

O processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android

Google (afp.com)

Google (afp.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2014 às 08h34.

O escritório especializado em direito do consumidor Hagens Berman disse que entrou com um ação conjunta antitruste em nível federal contra o Google, alegando que a companhia "monopolizou ilegalmente" o mercado de pesquisa na Internet e em dispositivos móveis nos Estados Unidos.

O processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android através de acordos de distribuição de aplicativos para estes dispositivos.

Segundo a ação, ao introduzir o pacote de aplicativos, incluindo o Google Play e o YouTube, o Google prejudicou o mercado e manteve o preço de dispositivos fabricados por empresas como a Samsung e a HTC artificialmente alto.

O Google disse que o Android e o Google podem ser usados de maneira independente um do outro.

"Qualquer pessoa pode usar o Android sem o Google e qualquer um pode usar o Google sem o Android. Desde o lançamento do Android, uma maior concorrência entre smartphones deu mais escolhas para consumidores a preços mais baixos", disse à Reuters Matt Kallman, um porta-voz do Google.

(Por Arnab Sen)

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)GoogleINFOInternetPaíses ricosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA