Google cede à pressão dos cientologistas
SÃO PAULO - Pela primeira vez se tem notícia que a Google cedeu à pressão de um grupo específico, retirando resultados de sua poderosa ferramenta de buscas. Quem ganhou a briga foi a igreja americana da Cientologia, mais conhecida por abrigar famosos como Tom Cruise e John Travolta entre os seus seguidores. A pedido da […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.
SÃO PAULO - Pela primeira vez se tem notícia que a Google cedeu à pressão de um grupo específico, retirando resultados de sua poderosa ferramenta de buscas. Quem ganhou a briga foi a igreja americana da Cientologia, mais conhecida por abrigar famosos como Tom Cruise e John Travolta entre os seus seguidores.
A pedido da igreja, diz o TheRegister, o Google não apresenta mais os links para os sites mantidos pela norueguesa Xenu.net, uma das mais fervorosas críticas à nova religião americana, quando o internauta faz pesquisas sobre o assunto.
A matéria diz que a censura descarada teve, como pretexto, a lei sobre direitos autorais Digital Millenium Copyright Act (DMCA). Os advogados da Cientologia convenceram a Google de que estes sites infringem sua propriedade intelectual ao usarem trechos de textos por ela divulgados em suas críticas e sátiras.
Nos Estados Unidos, a lei não é clara na definição da quantidade de texto de terceiros que pode ser usada sem caracterizar pirataria. A briga segue em frente, com a Xenu alegando que só usou o suficiente para demonstrar seu ponto de vista.
Enquanto isso, diz o Register, a Google deve obedecer à determinação da DMCA, sob pena de perjúrio.