FBI oferece US$ 3 milhões de recompensa por hacker russo
Evgeny Bogachev é acusado de administrar uma botnet que roubou 100 milhões de dólares
Da Redação
Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 05h44.
O FBI anunciou na terça (24) que está oferecendo uma recompensa de 3 milhões de dólares por informações que levem à prisão de Evgeny Mikhailovich Bogachev, um prolífico cibercriminoso acusado de ajudar a desenvolver a botnet GameOver Zeus.
A polícia americana afirma que a botnet (uma rede de computadores sequestrados por meio de malwares) foi responsável por prejuízos de 100 milhões de dólares antes de ser desmantelada em junho de 2014.
O software foi usado para capturar números de contas bancárias, senhas, números de identificação pessoal e outras informações necessárias para entrar em contas de internet ranking, afirma o FBI em um comunicado.
Por meio de métodos sofisticados de invasão de sistemas, a botnet GameOver Zeus foi capaz de infectar mais de 1 milhão de computadores, um quarto deles dentro dos Estados Unidos, antes que as autoridades legais conseguissem parar a rede.
A polícia americana acredita que Bogachev esteja na Rússia, então o FBI não acredita em um processo de extradição, considerando as relações entre os Estados Unidos e os russos.
O hacker foi acusado de ser o administrador da botnet e as autoridades americanas afirmam que ele foi previamente indiciado de conspirar para cometer fraudes bancárias.