Tecnologia

Fabricante de remédio contra hepatite C autoriza genéricos

A Gilead Sciences anunciou que autorizou licenças para produção de genéricos de seu medicamento Solvadi, contra a hepatite C


	Teste de hepatite C: medicamento será distribuído em centena de países
 (Francois Nascimbeni/AFP)

Teste de hepatite C: medicamento será distribuído em centena de países (Francois Nascimbeni/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 13h27.

Nova York - A empresa americana de biotecnologia Gilead Sciences anunciou nesta segunda-feira que autorizou licenças para a produção de genéricos de seu dispendioso tratamento Solvadi, contra a hepatite C, e a sua distribuição em aproximadamente uma centena de países em desenvolvimento.

O tratamento Sovaldi é vendido nos Estados Unidos a 1.000 dólares o comprimido, o que significa que um tratamento de 12 semanas - eficaz em nove de cada dez casos - requer um investimento de 84.000 dólares.

A Gibaldi acordou com sete fabricantes de medicamentos genéricos da Índia que lhes concederá os direitos não exclusivos para a produção e distribuição do tratamento Sovaldi.

A hepatite C é um vírus transmitido por uso compartilhado de seringas, transfusões de sangue e relações sexuais com um portador da doença.

Cerca de 350.000 pessoas morre todo ano por doenças hepáticas vinculadas a este vírus, enquanto cerca de quatro milhões são contagiadas anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Acompanhe tudo sobre:DoençasHepatiteRemédios

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok