Exame Logo

EUA encomendam supercomputador Linux

SÃO PAULO - O DOE (sigla, em inglês, para o Departamento de Energia dos Estados Unidos) assinou um contrato de 24,5 milhões de dólares com a HP para a criação de um supercomputador - na verdade, uma máquina que será um dos mais rápidos e poderosos supercomputadores Linux já existentes em todo o mundo. De […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

SÃO PAULO - O DOE (sigla, em inglês, para o Departamento de Energia dos Estados Unidos) assinou um contrato de 24,5 milhões de dólares com a HP para a criação de um supercomputador - na verdade, uma máquina que será um dos mais rápidos e poderosos supercomputadores Linux já existentes em todo o mundo.

De acordo com uma matéria do site Newsfactor.com, o laboratório do DOE afirmou que, com o supercomputador será possível realizar pesquisas em 30 vezes menos tempo, com 50 vezes mais espaço em disco e 10 vezes mais memória dos que os sistemas usados atualmente pelo departamento.

Veja também

Segundo a HP, a máquina baseada na plataforma Intel Itanium terá 1,8 TB de memória e 170 terabytes de HD, o que permitirá cálculos em 8,3 teraflops - o que é cerca de 8 300 vezes mais rápido do que a velocidade oferecida hoje pelos computadores pessoais. Trocando em miúdos, o DOE poderá resolver em um dia cálculos que levavam até um mês para serem completados.

O DOE já tem fama de apostar pesado em tecnologia, diz a NewsFactor. Quando foi instalado, em 1997, o parque atual do laboratório foi considerado um dos mais potentes do mundo. Com o novo sistema, o departamento vai se dedicar à resolução de problemas nas áreas de energia crítica e também de questões de segurança nacional.

A HP apresentará o protótipo do supercomputador ao DOE no próximo mês de maio, mas a máquina só ficará pronta, mesmo, em 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame