Engenheiro cria martelo de Thor que apenas ele pode levantar

A réplica do Mjolnir foi criada usando eletromagnetos e um sensor de impressões digitais, que só destrava com as digitas do engenheiro

São Paulo – O engenheiro elétrico Allen Pan recriou o objeto mais desejado pelos fãs de quadrinhos e filmes do persoangem Thor: o martelo Mjolnir. Na mitologia nórdica, o objeto é tão pesado que apenas Thor, com sua força descomunal e seu cinto (megingjard), consegue movê-lo.

Para ter o mesmo poder do deus do trovão, Pan construiu e programou o martelo para responder apenas ao toque de seu criador. Como? Usando sensores de impressão digital e o eletromagnetismo.

Sendo mais específico, o engenheiro colocou dentro do objeto um transformador de micro-ondas com um eletroímã, que usa energia elétrica para produzir um campo magnético. Isso cria uma atração magnética tão forte com superfícies de metal, que o martelo fica extremamente pesado. 

O braço do Mjolnir é ligado a um sensor de toque capacitivo que serve como um aparelho de comutação. Desse modo, quando alguém agarra o punho, os eletromagnetos se unem e o martelo gruda na superfície de metal.

Para desligar este campo magnético e ser o único capaz a levantar o martelo, Pan colocou um sensor de impressões digitais que reconhece apenas as suas digitais. Assim, quando ele encosta o dedo no sensor, que está localizado no braço do martelo, o campo se dissipa e permite que o engenheiro levante o objeto.

Conhecido por seu canal do YouTube, o Suficciently Advanced, Pan decidiu gravar um vídeo com a réplica na praia de Venice, na Califórnia. Ele colocou o martelo sobre uma superfície de metal e pediu para que as pessoas tentassem levantar o objeto.

As cenas dos indivíduos se esforçando para tirar o objeto do local são, no mínimo, engraçadas. Para entender como o martelo foi feito e ver a brincadeira de Pan, clique no vídeo (em inglês) abaixo:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.