Empresas formam rede de fotografia digital
SÃO PAULO - A Associação da indústria internacional de fotografia anunciou hoje que vai formar uma rede global de fotografia digital para unir usuários, lojistas, empresas e laboratórios. Apelidada de CPXe (Common Picture eXchange Environment), a rede vai funcionar totalmente pela internet, permitindo, por exemplo, que um usuário mande imprimir suas imagens em qualquer lugar […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
SÃO PAULO - A Associação da indústria internacional de fotografia anunciou hoje que vai formar uma rede global de fotografia digital para unir usuários, lojistas, empresas e laboratórios.
Apelidada de CPXe (Common Picture eXchange Environment), a rede vai funcionar totalmente pela internet, permitindo, por exemplo, que um usuário mande imprimir suas imagens em qualquer lugar do mundo, em lojas conveniadas. Também será possível enviar e receber imagens entre os associados, solicitar o orçamento das impressões, fazer o pagamento e escolher o laboratório mais próximo para buscar as fotos.
O funcionamento dessa rede vai depender de um padrão tecnológico que as empresas da associação estão criando. A previsão é que os primeiros serviços comecem em meados de 2003, mas tudo vai depender da aceitação e da adesão das empresas do ramo. Alguns gigantes da fotografia, como a Eastman Kodak, a Fujifilms e a Hewlett-Packard, já anunciaram o interesse em participar da rede CPXe.