EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
A Intel não é mais a fornecedora exclusiva de microprocessadores para os equipamentos fabricados pela Dell. A partir de agora, a fabricante de computadores passará também a comprar chips de sua concorrente direta, a Advanced Micro Devices (AMD). Segundo divulgou a Dell nesta quinta-feira (18/5), os chips da AMD serão usados em parte de sua linha de servidores, segmento em que vem perdendo mercado devido ao desempenho insatisfatório dos processadores da Intel.
A parceria com a AMD envolve a linha de servidores à base de quatro processadores. Esses equipamentos compõem uma pequena parcela do mercado. Para se ter uma idéia, os servidores com quatro chips representam apenas 10% do total de vendas da Intel e da AMD, de acordo com o site americano News.com, especializado em tecnologia. O mercado geral de servidores, porém, é estratégico para as duas concorrentes, pois representa cerca de 30% de seu faturamento somado.
Em algumas ocasiões, nos últimos anos, a Dell manifestou sua insatisfação com o desempenho dos produtos da Intel e assinalou a possibilidade de comprar chips de seu concorrente. O fim da exclusividade, porém, foi acelerada pelos resultados financeiros do primeiro trimestre, que vieram abaixo do esperado pela Dell e pelos analistas. O faturamento cresceu 6% sobre o mesmo período do ano passado, para 14,2 bilhões de dólares, mas o lucro líquido caiu 18%, para 762 milhões.
Segundo Kevin Rollins, presidente executivo da Dell, o acordo inicial com a AMD envolve apenas o segmento de servidores. Não há planos imediatos para que seus chips sejam usados também nas linhas de computadores pessoais, notebooks ou em outros modelos de servidores. A AMD, porém, não descarta que o acordo seja estendido. "Não conheço nenhum cliente que começou comprando chips para a linha de servidores, que não terminou aprofundando a parceria para outros produtos", afirmou Marty Seyer, vice-presidente comercial da AMD ao jornal britânico Financial Times.