EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.
A Dell anunciou, nesta segunda-feira (14/8), o recall de 4,1 milhões de notebooks para troca de baterias. A operação é apontada como a maior do mundo no setor. As baterias de lítio, fabricadas pela Sony, correm o risco de superaquecimento e, em casos raros, produzem fumaça e até se incendeiam, afirma a Dell em comunicado.
As baterias envolvidas no recall foram fabricadas nos últimos dois anos. A susbtituição foi anunciada após uma série de casos de incêndios em laptops circular pela internet, despertando a preocupação sobre os potenciais riscos desse tipo de equipamento.
A medida, porém, não deve gerar um impacto significativo sobre a fabricante americana de computadores, capaz de fazê-la acelerar a substituição de seu portfólio de produtos, segundo Roger Kay, analista da Endpoint Technology Associates. Para Kay, a Sony é a empresa cuja imagem será mais arranhada pelo episódio. "A Sony acreditava que possuía uma marca de prestígio e que controlava todo seu processo de manufatura", disse o analista ao jornal britânico Financial Times.