Tecnologia
Acompanhe:

Curso gratuito de Big Data no RJ está com inscrições abertas

São 150 vagas para minicursos na parte da manhã e 350 para palestras à tarde, entre os dias 12 e 14 de maio; evento será no prédio do NCE/UFRJ

 (Getty Images)

(Getty Images)

G
Gustavo Gusmão

28 de maio de 2014, 13h49

Marcado para os dias 12, 13 e 14 de maio no Rio de Janeiro, a segunda edição da Summer School on Big Data está com as inscrições abertas. O evento gratuito será realizado no prédio do Instituo Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ (NCE/UFRJ), e reunirá pesquisadores e profissionais de TI, além de estudantes, para discutir assuntos ligados ao tema.

Ao todo, são 150 vagas disponíveis para minicursos realizados no período matutino. Eles serão ministrados por Michael Hinchey, cientista da computação da Universidade de Limerick, João Carlos Pereira da Silva, professor doutor no Instituto de Matemática da UFRJ, e Axel Ngonga, líder de projetos em Abstração Semântica na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Os temas de cada um girarão em torno da coleta de big data autônoma, linguagem natural de processamento e ferramentas de descoberta de ligação e algoritmos.

Outras 350 vagas ainda estão abertas para quatro palestras com professores e profissionais especialistas no assunto. Entre os nomes que se apresentarão, estão Ismael H. Santos, pesquisador da Petrobrás, e Karin Breitman, líder do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Big Data da EMC. A empresa, aliás, está apoiando a realização da “escola de verão” – tradução para “summer school”, termo mais usado nos EUA para cursos feitos no meio do ano.

Se estiver interessado, corra para o site da UFRJ para se inscrever – a data limite é até esta quinta-feira, dia 17 de abril. Vale ressaltar que o sistema funciona quase como um “vestibular”, e para tentar, é preciso ter formação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática ou alguma área similar, além de interesse em atuar no ramo de big data.

Uma banca acadêmica coordenada por professores da universidade carioca selecionará os alunos entre os inscritos, e a lista com os escolhidos sai em maio. Bolsas para auxiliar na viagem e na acomodação serão oferecidas aos participantes aceitos que forem de fora do Rio.

Serviço:

O quê? Summer School on Big Data, aulas e palestras sobre big data no Rio de Janeiro

Quando? Dias 12, 13 e 14 de maio, com minicursos de manhã (9h30 às 12h nos três dias) e palestras à tarde (13h30 às 17h30, nos dias 12 e 13)

Quanto? Gratuito

Onde? Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fica na Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Prédio do CCMN, Cidade Universitária, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições? No site da UFRJ, até dia 17/04 – clique em "Application Form". Apenas formados em Ciência da Computação, Estatística, Matemática ou áreas similares serão aceitos.