Criadores do primeiro vírus de computador contam sua história
Um vídeo produzido pela empresa F-Secure mostra um inédito depoimento dos irmãos paquistaneses Amjad e Basit Farooq Alvi, criadores do primeiro vírus de computador
Maurício Grego
Publicado em 12 de março de 2011 às 06h24.
São Paulo — Os irmãos paquistaneses Farooq Alvi escreveram o vírus Brain em 1986. O programa se propagava a bordo de disquetes magnéticos infectados, espalhando-se lentamente pelos computadores. </p>
Esse tipo de programa era tão novo na época que os dois não viram nenhum mal em disseminá-lo. Uma prova disso é que deixaram seus nomes e endereços no código do vírus. Mais tarde, quando os vírus computacionais tornaram-se um problema de segurança, os dois passaram a guardar silêncio sobre o assunto, com medo de prejudicar seus negócios.
O vídeo divulgado pela F-Secure traz uma inédita entrevista em que eles detalham sua criação de 25 anos atrás. O entrevistador é Mikko Hypponen, Chief Research Officer da F-Secure.
"Quando os irmãos Amjad e Basit escreveram o vírus, em 1986, o mundo era um lugar muito diferente. Eles não agiram de má fé ao criar aquele que acabou se tornando o primeiro vírus para PC. Acredito que conseguimos registrar uma parte importante da história do computador", disse Hypponen. O vídeo, que é falado em inglês, pode ser visto no YouTube.