Crescimento na venda de PCs vai desacelerar em 2006
Pesquisa do Gartner mostra que o mercado de PCs atingiu a maturidade nos países ricos, onde a demana irá cair 8,6%. Venda de laptops, entretanto, continua em alta
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.
A venda de computadores em todo o mundo crescerá a um ritmo menos acelerado este ano. De acordo com a empresa de pesquisas de mercado Gartner, a demanda por PCs será 10,7% maior do que em 2005, quando o setor cresceu 15,5% em comparação ao ano anterior. A previsão é de que, este ano, sejam vendidos 234,5 milhões de PCs.
O pior desempenho é esperado no segmento de computadores de mesa (ou desktops), cujas vendas devem crescer apenas 1,9%. Nos países onde o setor de tecnologia está mais maduro, haverá queda geral nas vendas de até 8,6% este ano. A média mundial não ficará negativa graças às economias emergentes. Nesse países, o consumo por novos computadores será 19,5% maior em 2006, segundo o Gartner.
Enquanto isso, as encomendas de computadores portáteis (laptops) seguem em alta absoluta no mercado, tanto nos países ricos como nos países em desenvolvimento. A expectativa é de que as vendas, neste segmento, cresçam 31,4% em todo o mundo.
Os analistas fazem um alerta: a previsão de vendas para esse ano pode ser ainda pior caso a Microsoft não defina uma data precisa para o lançamento de seu novo sistema operacional, o Vista.