Tecnologia

Como a Renner está usando uma etiqueta inteligente para acelerar a produção de roupas

Tecnologia idealizada pela startup Etiqueta Certa ajuda fornecedores a reduzir retrabalho, perdas e atrasos na cadeia têxtil

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de maio de 2025 às 09h04.

Última atualização em 12 de junho de 2025 às 16h54.

Um erro comum — e muitas vezes caro — na indústria da moda começa em um detalhe pequeno: a etiqueta da roupa. Quando mal preenchidas ou fora do padrão, essas identificações causam devoluções, travam a liberação de produtos e comprometem a confiança do consumidor.

Para resolver esse gargalo, a Renner, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, passou a homologar e recomendar oficialmente uma solução tecnológica desenvolvida pela startup Etiqueta Certa, especializada em automação e conformidade técnica no setor têxtil.

Com a adesão ao sistema por parte de seus fornecedores, a Renner pretende padronizar e agilizar a geração das chamadas etiquetas de aspectos legais, exigidas por órgãos como o Inmetro e a ABNT.

A ferramenta, baseada em software, garante que informações como composição, cuidados de lavagem, origem e tamanho estejam corretas e formatadas conforme os padrões regulatórios e internos da companhia.

“Já temos três anos de atuação com fornecedores da Renner, e os resultados são expressivos: queda nas devoluções, menos retrabalho, menos inspeções e mais velocidade na cadeia produtiva”, diz Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa.

O problema silencioso das etiquetas erradas

Na prática, etiquetas com erros não são apenas um incômodo burocrático — elas geram atrasos no lançamento de coleções, custos com reimpressões e descarte de peças já prontas para venda. Segundo dados compartilhados pela startup, o uso da plataforma contribui diretamente para reduzir esse tipo de perda e ainda encurta o chamado lead time de desenvolvimento, que é o tempo entre a criação da peça e sua chegada à loja.

A iniciativa atende aos fornecedores das marcas Renner, Ashua e Youcom, e os interessados que aderirem até o fim de agosto receberão descontos entre 10% e 20% na mensalidade da plataforma

Acompanhe tudo sobre:RennerIndústria de roupas

Mais de Tecnologia

Microsoft e AMD reforçam parceria para criar a próxima geração de consoles Xbox

Irã impõe apagão de internet em resposta a ataques; rede Starlink vira alternativa no país

Huawei faz nova aposta no Brasil e retorna com celulares dobráveis de R$ 33 mil

Meta expande parceria com Luxottica e leva óculos inteligentes para as marcas Oakley e Prada