Tecnologia

Com meta de 'reescrever código-fonte do mundo', Campus Party 2015 começa em SP

“A ideia é juntar a energia dessa comunidade para reescrever o código fonte do planeta, mudar o mundo, fazer o bem”, afirma Paco Ragageles, presidente da CPBR

cpbr (Campus Party / Flickr)

cpbr (Campus Party / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 13h34.

A oitava edição da Campus Party começou nesta terça-feira (3) em São Paulo com o ambicioso objetivo de “reescrever o código-fonte do mundo”.

Isto porque a edição paulistana da Campus irá inaugurar uma plataforma virtual reunindo os 350 mil campuseiros de todo o planeta. No campuse.ro, os usuários poderão subir as ideias desenvolvidas durante a Campus Party, permitindo que elas sejam aprimoradas pelo resto do ano por programadores do mundo todo. 

"A ideia é juntar a energia dessa comunidade para reescrever o código fonte do planeta, mudar o mundo, fazer o bem", afirma Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil.

A oitava edição da Campus Party em São Paulo também será a primeira edição temática do evento. Com o mote "Da Terra à Lua", referência aos 150 anos da edição do livro clássico de Julio Verne, a Campus 2015 se mudou do pavilhão do Anhembi para os 64 mil metros quadrados do São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes.

Como todos os anos, a grande atração é a conexão de internet. Em 2015, ela será de 50 Gbps, capacidade suficiente para atender cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte ou Fortaleza. 

Para evitar apagões, como na edição passada, a energia elétrica da Campus será independente da rede pública. Segundo a organização, geradores irão fornecer 9 mW de energia, suficientes para uma cidade de 30 mil habitantes. 

O fornecimento de água para os cerca de 3 mil campuseiros que irão acampar no evento será garantido pela cisterna própria do São Paulo Expo.

As mais de 700 horas de palestras, oficinas e workshops serão oficialmente inauguradas na noite da terça-feira, com Ime Archibong, diretor de parcerias do Facebook. Entre os nomes importantes que irão falar na Campus, estão Chris Anderson, ex-editor da revista Wired e atual presidente da 3D Robotics, o neurocientista Miguel Nicolelis e o astronauta da Nasa Reid Weisman.

A Campus Party Brasil 2015 será aberta ao público a partir da quarta-feira (4) e segue até domingo (8), das 10h às 21h. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCampus Partycidades-brasileirasDados de BrasilINFOMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok