China lança campanha para controlar mensagens móveis
Governo iniciou campanha de controle sobre o WeChat, serviço líder de mensagens móveis na China com mais de 800 milhões de usuários
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2014 às 10h06.
Pequim - O governo chinês iniciou nesta quarta-feira uma campanha de controle sobre o WeChat, serviço líder de mensagens móveis na China com mais de 800 milhões de usuários, em uma nova ação para restringir a livre expressão online.
O WeChat é semelhante ao WhatsApp , e se transformou em uma das vias de comunicação mais populares entre os chineses, mas também uma fonte de notícias, dadas as funções que oferece ao usuário como uma espécie de Facebook integrado, diante da forte censura que pesam sobre outros meios.
"Algumas pessoas usam este serviço para distribuir informação ilegal e caluniosa, prejudicando gravemente o interesse público e a ordem no ciberespaço", o que motivou esta nova campanha, explicou o Escritório Estatal de Informação da Internet da China.
A campanha, que durará um mês, será focada nas contas públicas que podem divulgar informação "em grande escala" e mobilizar seguidores, e na publicação de "rumores e informação relacionada à violência, ao terrorismo e à pornografia", além de alertas sobre fraudes.
O órgão indicou que "lutará firmemente contra a infiltração de forças hostis estrangeiras e locais".
O país asiático sofreu uma série de atentados e massacres nos últimos meses, como o ataque com explosivos que matou 39 pessoas na quinta-feira em um movimentado mercado de Urumqi, capital da região de Xinjiang.
Esta última decisão das autoridades se soma ao fechamento de dúzias de fóruns de conteúdo social e político na internet em março, que eram acessados via WeChat.
Ao controle sobre o WeChat se acrescenta a cada vez mais ferrenha censura ao Weibo, rede social onde os chineses se expressavam com mais liberdade até ano passado, quando o governo modificou a lei com penas de até três anos de prisão para quem publicasse "rumores" amplamente (vistos por cinco mil pessoas ou reenviados mais de 500 vezes).
Após anunciar essa reforma em setembro, o executivo chinês condenou a três anos de prisão em abril a primeira pessoa julgada pelos comentários feitos no Weibo, diversas críticas ao Ministério de Ferrovias, instituição eliminada em 2013 após se ver envolvida em uma série de escândalos de corrupção e subornos.
O aplicativo conta com uma série de recursos que o tornam mais completo que o sistema de SMS. É possível enviar imagens, vídeos, sua localização atual e mesmo contatos com seus amigos, mesmo que eles estejam usando smartphones de outros sistemas – todas as versões do WhatsApp são compatíveis entre si.
O download do app é gratuito no Android e no Windows Phone, mas, segundo consta, pode ser usado por um ano. Depois, precisa ser comprado, assim como a versão de iOS, que custa US$ 0,99.
O aplicativo não exige a criação de um login (como acontece no Skype, por exemplo), usando no lugar o número do smartphone em que está instalado. Na prática, isso significa que, além de não precisar decorar senhas e coisas do tipo, não é necessário nem mesmo adicionar contatos, já que o app acessa sua agenda para sincronizá-los.
Nas chamadas de textos, o Viber também permite enviar fotos – inclusive as tiradas na hora – e emoticons, mas não vídeos. Ele é gratuito tanto no Android quanto no iOS e no Windows Phone.
Além disso, o MessageMe permite adicionar amigos conectando a conta do serviço com a do Facebook. No entanto, o processo deve ser feito durante a criação da conta, pois não é muito fácil descobrir como fazê-lo depois.
O app ainda faz isso, mas está mais completo hoje, sendo possível fazer um cadastro com o número de telefone em vez de um e-mail. Com isso, em alguns smartphones, ele pode sincronizar os contatos com a agenda do usuário e “substituir” o sistema de SMS, enviando mensagens para seus contatos da agenda via 3G ou Wi-Fi.
Com isso, em alguns smartphones, ele pode até substituir o sistema de SMS, enviando mensagens para seus contatos da agenda via 3G ou Wi-Fi e economizando na conta.
Assim como as outras alternativas, ele utiliza as redes 3G e Wi-Fi para isso, permitindo enviar também documentos e fotos durante as conversas. Ele também funciona como uma espécie de rede social, na qual é possível criar perfis e postar e comentar fotos e atualizações de status.
Para funcionar, no entanto, o ChatON requer um cadastro na Samsung (embora funcione em smartphones de outras marcas), que pode ser feito na tela inicial do app.
Ele é compatível com Android e iOS e permite também enviar mensagens de texto para os contatos, mas não em um sistema tão completo quanto o do WhatsApp, por exemplo. É possível, ainda assim, enviar arquivos para os contatos.
O aplicativo pode ainda agregar contas de vários outros serviços, como GTalk, MSN (agora Skype) e Yahoo!, para começar um chat.
Usando as conexões 3G ou Wi-Fi, o app permite conversas com os contatos de forma gratuita, seja em forma de texto ou vídeo, desde que eles também usem o Skype no aparelho. Do contrário, é preciso adquirir créditos, que pode usados também para fazer ligações a smartphones sem o app e até telefones fixos – e o preço cobrado é até baixo.
Para se conectar ao Skype, o usuário precisa criar uma conta ou fazer login com a mesma que é usada para acessar o programa no computador. Vale lembrar que, no Windows Phone, o app encontra-se em fase de testes, podendo apresentar algumas instabilidades.
Apesar de não poder enviar mensagens como no WhatsApp ou Viber, o Nimbuzz permite realizar ligações locais e internacionais a custo baixo. Para isso, basta cadastrar sua conta do Skype no aplicativo.
Ele reúne vários serviços em um só lugar, incluindo aí o MSN (hoje Skype), o Facebook, o GTalk e até o quase esquecido ICQ. Com isso, é possível se comunicar entre vários dispositivos e até com pessoas que estão usando o computador. Nos chats disponíveis, você pode enviar arquivos do smartphone para os contatos, além de receber conteúdo deles.
O aplicativo conta também com versões para Android e iOS, e permite, além das videochamadas “ao vivo”, enviar mensagens gravadas de áudio ou filmadas pela rede 3G ou Wi-Fi.
Para usar o app, é preciso apenas confirmar seu número de telefone e realizar um rápido cadastro. Depois, é só adicionar os contatos que também utilizam o serviço para começar os chats.
O Tango ainda permite adicionar efeitos aos vídeos, fazendo com que as mensagens mandadas fiquem mais divertidas.