Exame Logo

Campus Party 2014 tem primeiro dia de filas, preparativos e calor

Começou nesta segunda-feira, 27, a sétima edição da Campus Party, no Anhembi, em São Paulo. E neste ano, como não poderia deixar de ser, o evento conta com as filas...

Campus Party 2014: Dia 1 (Gustavo Gusmão)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 16h19.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h56.

Começou nesta segunda-feira, 27, a sétima edição da Campus Party, no Anhembi, em São Paulo. E neste ano, como não poderia deixar de ser, o evento conta com as filas tradicionais, o calor de sempre e campuseiros do Brasil inteiro. Confira a seguir mais algumas imagens do primeiro dia do evento – e acima, a entrada dos participantes.
  • 2. Filas

    2 /24(Leonardo Veras)

  • Veja também

    Marcando praticamente todas as edições da feira, as filas começaram a se formar na madrugada do lado de fora, e foram andar apenas depois das 10h da manhã.
  • 3. Filas

    3 /24(Leonardo Veras)

  • Prontos para passar a semana toda acampados, os campuseiros até foram econômicos nas malas. Apesar de alguns terem levados duas, a maior parte carregava uma só.
  • 4. Filas

    4 /24(Leonardo Veras)

    E uma boa parte trazia consigo, na mão, os gabinetes que seriam montados nas muitas mesas espalhadas pela arena.
  • 5. Filas

    5 /24(Gustavo Gusmão)

    Apesar da organização com grades e até tranquila, alguns participantes seguiam do lado de fora até a hora do almoço.
  • 6. Filas

    6 /24(Gustavo Gusmão)

    Passado o sufoco da entrada, o interior reservava mais uma fila gigante, desta vez para chegar ao camping. Ventiladores vermelhos gigantes tentavam afastar o calor, mas estavam longe de ser suficientes. A quem vai nos próximos dias, recomenda-se roupas leves.
  • 7. Filas

    7 /24(Gustavo Gusmão)

    O tamanho da fila interna assustava – eram voltas e mais voltas até o fim –, e muitos campuseiros optaram por esperar um pouco antes de encará-la.
  • 8. Filas

    8 /24(Gustavo Gusmão)

    João e Caio, de Bauru e São Carlos, esperaram meia hora para chegar à metade da fila de dentro, assim como Vinícius (de camiseta branca, de costas), que veio do Espírito Santo. Os três não vieram juntos, mas chegaram quase no mesmo horário – em torno das 11h.
  • 9. Filas

    9 /24(Gustavo Gusmão)

    Fora a da entrada e a do camping, os campuseiros ainda enfrentaram fila para etiquetar os computadores – importante para evitar eventuais furtos...
  • 10. Filas

    10 /24(Gustavo Gusmão)

    ...e também para comprar comida. Além de massas e hot-dogs, há uma churrascaria na Campus, cobrando 42,90 reais pelo quilo.
  • 11. Mesas

    11 /24(Gustavo Gusmão)

    Como muitos dos participantes estavam em pé, tentando guardar suas malas, as mesas do evento ficaram vazias por um bom tempo.
  • 12. Mesas

    12 /24(Gustavo Gusmão)

    Algumas foram reservadas, como a do meio nesta foto, ocupada por uma lanterna dos Lanternas Verdes em tamanho real.
  • 13. Mesas

    13 /24(Gustavo Gusmão)

    Outras simplesmente ficaram com as cadeiras em cima, esperando por seus eventuais ocupantes.
  • 14. Campuseiros

    14 /24(Gustavo Gusmão)

    Os campuseiros, como manda a tradição, vieram de todo o Brasil e estavam preparados de diferentes formas. Dimitri, de 26 anos, por exemplo, chegou de Minas Gerais com um pacote de salgadinho tamanho família, doces e água.
  • 15. Campuseiros

    15 /24(Gustavo Gusmão)

    Igualmente equipados estavam Matheus, Tuanny e Vincent, da PUC de Curitiba (PR). Engenheiros e acompanhados de mais um grupo, trazem, além de salgadinhos (todos de Vincent, segundo Matheus), projetos para apresentar. Ano passado, por exemplo, mostraram o Bebê a Bordo, que ajuda a evitar que mães esqueçam os filhos no carro.
  • 16. Campuseiros

    16 /24(Gustavo Gusmão)

    Para não ficar só nos salgadinhos, Juliano, Bruna, Fábio e Genésio, de Mogi-Guaçu e Salto (SP), levaram a própria geladeira – personalizada com o logo da Horda, de World of Warcraft, assim como a bandeira. É a quarta Campus Party do grupo, que conta com mais seis pessoas.
  • 17. Campuseiros

    17 /24(Gustavo Gusmão)

    Do interior de SP também veio Douglas (de roxo, à direita). Ele conheceu os membros do grupo 404 – os estudantes de ciência da computação Pedro, Bruno, Rafael, Ricardo e Guilherme, entre outros – na fila da própria Campus. Nenhum deles soube explicar a bandeira que é usada para ajudá-los a se encontrar.
  • 18. Campuseiros

    18 /24(Gustavo Gusmão)

    Jonathan, Gabriela, Vitor, André e mais 32 pessoas (e um carrinho de compras) vieram de Presidente Prudente, a cerca de 550 Km da capital paulista. Jonathan está à esquerda na foto, programando o roteador para a caravana, já que a Campus Party deste ano novamente não conta com conexão Wi-Fi própria.
  • 19. Campuseiros

    19 /24(Gustavo Gusmão)

    Wanderson, Marcos, Cristiano, Estevão (os instrumentistas), Felipe, Fábio e Clébson não viajaram tanto para chegar à Campus – saíram da Zona Norte de São Paulo mesmo. Levaram consigo todos os equipamentos de Rock Band, e logo na segunda-feira estavam “animando” os campuseiros que aguardavam na fila.
  • 20. Campuseiros

    20 /24(Gustavo Gusmão)

    Também de São Paulo, Paulo e Ricardo (de verde e azul) estão no evento junto com Matheus e Bruno, de São Vicente (nas pontas) e Raul, de Santo André. Dois deles se conheceram pela internet, mas no geral, se encontraram na própria feira. O ventilador é para tentar superar a falta de um ar-condicionado no Anhembi.
  • 21. Campuseiros

    21 /24(Gustavo Gusmão)

    Thom, Hian e Ítallo vieram com uma caravana bahiana. São estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e junto deles, ainda está toda a mesa logo atrás, da qual fugiram por falta de conexão com a internet.
  • 22. Campuseiros

    22 /24(Gustavo Gusmão)

    Alexandre, Matheus, Kléber, Patrícia e Anderson também são de longe: Goiás. Eles vieram em uma caravana de dois ônibus, cheios de estudantes da Universidade Federal de Goiás. Os cinco – e mais alguns dos colegas – fazem parte do Núcleo de Robótica da instituição, o Pequi Mecânico da bandeira.
  • 23. OVNI

    23 /24(Gustavo Gusmão)

    Finalizado, o servidor central OVNI está com seu Site Sustentável postado bem em frente. A ideia com a antena é garantir uma conexão 3G e 4G decente aos campuseiros. O equipamento, aliás, é normalmente colocado em postes de luz e fica quase todo no subsolo.
  • 24. Estande

    24 /24(Leonardo Veras)

    INFO está com um estande na área Expo, no qual os visitantes poderão conhecer um pouco do INFOlab, nosso laboratório de testes. E a partir desta terça, a redação do site ficará na arena do evento, para cobri-lo em todos os detalhes.
  • Acompanhe tudo sobre:Campus PartyINFO

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame