Exame Logo

"Caixa eletrônico" movido a energia solar fornecerá água potável no Paquistão

A máquina é projetada para ajudar o governo a reduzir o desperdício de água no país

Caixa eletrônica de água (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2015 às 07h42.

A província de Punjab está pronta para lançar uma inovação para o Paquistão, país com escassez de água: caixas eletrônicos movidos a energia solar que entregam água limpa por meio de um cartão inteligente.

O protótipo de máquina parece funcionar como um caixa eletrônico, mas entrega água em vez de dinheiro. Usuários recebem um cartão que podem usar para coletar uma quota diária de água.

Veja também

O projeto, uma colaboração entre a empresa Saaf Pani (Água Limpa) de Punjab e o Laboratório de Inovações para Aliviar a Pobreza (IPAL Lab), um centro de pesquisa em Lahore, tem o objetivo de instalar um caixa eletrônico de água em cada uma de uma série de usinas de filtragem de água que estão sendo montadas em áreas periféricas rurais e urbanas da província de Punjab.

A máquina é projetada para ajudar o governo a reduzir o desperdício de água e garantir que as pessoas tenham acesso à água potável, disse Jawad Abbasi, gerente de programas da IPAL.

"As máquinas inovadoras ajudarão o governo a manter um registo da quantidade exata de água potável a ser distribuída em um dia em uma localidade específica, além de garantir a sua qualidade", disse ele. A qualidade e quantidade de água distribuída serão monitoradas em tempo real online, através de um servidor central. Um medidor de controle de fluxo verifica a quantidade de água que está sendo entregue e sensores medem o quanto ainda está disponível.

Em sua primeira fase, o projeto irá abranger três distritos de Punjab incluindo Bahawalpur, Rajanpur e Faisalabad, todos eles áreas com problemas particularmente graves de contaminação de água, disseram especialistas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaINFOMeio ambiente

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame