Tecnologia

Brasileiro é mais preocupado ao comprar pela internet

Mais de 60% dos consumidores no país consideram privacidade e segurança como itens fundamentais ao adquirirem bens e serviços, índice está acima da média global de 38,2%

Comércio eletrônico: 68,3% da população concorda que consumidores perderam o controle sobre como a informação pessoal é usada pelas empresas (Divulgação)

Comércio eletrônico: 68,3% da população concorda que consumidores perderam o controle sobre como a informação pessoal é usada pelas empresas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 15h49.

Rio de Janeiro - O Brasil está em primeiro lugar entre os países que mais se preocupam com privacidade e segurança na hora de comprar na internet, com índice de 60,2%. Em segundo lugar está os Estados Unidos, com 41%. A média global é de 38,2%, de acordo com o “Estudo Edelman de Segurança de Dados e Privacidade 2012”, que traçou as apreensões de quem navega na web e o que as pessoas pensam a respeito da integridade dos dados ao comprar bens e serviços.

Entre os países pesquisados, o Brasil é um dos poucos que vê em companhias de segurança a principal fonte para orientações online e privacidade, seguidas por organizações de defesa de consumidores, amigos ou família. Em todo o mundo, 68,3% da população concorda que os consumidores perderam o controle sobre como a informação pessoal é usada e compartilhada pelas empresas.

Caso a privacidade fosse quebrada pelo e-commerce, os pesquisados afirmaram que poderiam parar de usar produtos ou serviços da companhia ou ir para o concorrente. No caso do setor bancário, 80,6% dos brasileiros disseram que provavelmente ou muito provavelmente trocariam de instituição caso isto acontecesse. A média global foi de 79,5%. No caso dos cartões de crédito, 80,4% deixariam o serviço.

Para se protegerem, os entrevistados do país são os mais propensos a não usarem o internet banking, com 27,3% dizendo que não utilizam, mais que o dobro da média mundial, de 13,4%. No caso do varejo online, 80,2% dos consumidores no país são propensos a abandonarem empresas e-commerce, o índice global atingiu 75,1%.

Cerca de 35,5% dos brasileiros que usam a web estão significativamente mais preocupados hoje do que há cinco anos em relação à segurança e à privacidade de seus dados online. O Brasil ocupa a terceira posição e fica acima da média global de 28,1% neste quesito.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceInternet

Mais de Tecnologia

O paradoxo do Trump Phone: nacionalista por fora, taiwanês por dentro

Novo executivo do Xbox diz que Microsoft não irá desistir do negócio de consoles

Google leva IA do DeepMind ao Palmeiras para prever jogadas

China prepara plano de R$ 1,53 trilhão para expandir data centers