Brasil e Chile lideram uso latino-americano de banda larga móvel
Relatório divulgado pela 4G Americas indicou que Brasil e Chile são os países latino-americanos com a maior porcentagem de usuários conectados à banda larga móvel
Da Redação
Publicado em 1 de outubro de 2013 às 12h10.
São Paulo - Relatório divulgado pela 4G Americas indicou que Brasil e Chile são os países latino-americanos com a maior porcentagem de usuários conectados à banda larga móvel.
As duas nações compartilham o mesmo índice de aparelhos que contam com conexões a redes 3G e 4G, com 39% de utilização. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2013, por meio de uma pesquisa desenvolvida pelo Bank of America Merrill Lynch.
O índice de utilização da banda larga móvel dos países é bastante superior à média da América Latina, que tem 24% dos aparelhos conectados. O México, segundo país mais populoso da região, conta com 17% de usuários que utilizam redes 3G e 4G em seus dispositivos móveis.
No entanto, os últimos números indicam que os países latino-americanos deverão aumentar a sua base de equipamentos com banda larga. No primeiro semestre deste ano, a base de usuários com planos HSPA e LTE foi calculada em 148 milhões de assinantes, em relação a 100 milhões de pessoas no mesmo período em 2012, um crescimento de 48%.
Por sua vez, os usuários que utilizam redes GSM caiu de 534 milhões para 521 milhões de dispositivos com a tecnologia 2G.
A 4G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações no continente americano.