Tecnologia

BlackBerry Q10

Avaliação de Airton Lopes / O sistema BlackBerry OS 10 não melhorou a situação da empresa que um dia dominou o mercado de smartphones, mas mostrou que, finalmente, seus aparelhos podem oferecer uma experiência de uso em telas sensíveis ao toque similar à de iOS, Android e Windows Phone. No Q10, a elegância e a […]

BlackBerry Q10 foto

BlackBerry Q10 foto

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2013 às 01h11.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / O sistema BlackBerry OS 10 não melhorou a situação da empresa que um dia dominou o mercado de smartphones, mas mostrou que, finalmente, seus aparelhos podem oferecer uma experiência de uso em telas sensíveis ao toque similar à de iOS, Android e Windows Phone. No Q10, a elegância e a fluidez da navegação por gestos do sistema são complementadas por um excelente teclado físico, o que é um chamariz e tanto para os eternos fãs da marca e para quem passa a maior par te do tempo trocando mensagens. Nesse aspecto específico, é difícil encontrar um smartphone melhor.

Nos testes do INFOlab, o desempenho na execução de tarefas como navegação e envio de e-mails não decepcionou. O problema do Q10 é que, apesar da ótima qualidade, sua tela de 3,1 polegadas com formato quadrado é acanhada para ver fotos e vídeos ou para se divertir com games. Outra limitação é a menor variedade de aplicativos disponíveis para o BlackBerry OS 10.1.

Avaliação de Cauã Taborda / Dizer que o BlackBerry Q10  é uma versão mais sisuda do topo de linha Z10 não é nenhum exagero. A configuração dos smartphones é muito similar, mas ao contrário do acabamento e design mais condizentes com a geração atual dos topo de linha, o Q10 espreme sua tela para dar espaço a um excelente teclado QWERTY, bem aos moldes tradicionais da fabricante.

Apesar desse retorno às raízes parecer estranho, já que o novo sistema BlackBerry OS 10 oferece uma orientação por gestos inovadora, a combinação com o teclado do Q10  é muito interessante. Ao contrário dos modelos com o tradicional trackpad, o acesso aos aplicativos e navegação ficaram muito mais intuitivos. Mesmo com a tela de 3,1 polegadas, a interação com o sistema é fácil e prática.

A resolução de 720 por 720 pixels oferece qualidade no uso geral, sem nenhum serrilhado no sistema ou navegação web, mas é decepcionante para vídeos, games e aplicativos com muita informação.

Claramente o Q10 foi pensado para dois públicos: para os fãs leais da BlackBerry e para quem não se adaptou muito bem aos aparelhos sensíveis ao toque. Para quem só precisa de um teclado físico, esse smartphone é a melhor oferta disponível no mercado. Para os aficionados pela BlackBerry de dias passados, uma adaptação ao novo sistema será necessária.

Além da nova orientação por gestos e sistema para emular aplicativos de Android, um recurso do sistema que chama atenção é o BlackBerry Hub. Como uma espécie de agregador de notificações, o Hub reúne toda a comunicação do BBM, redes sociais, mensagens SMS e e-mails em um único local.

Para rodar o sistema sem engasgos, o Q10 conta com um S4 Krait dual core de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno (expansível por cartão micros). O smartphone também se conecta a redes 4G (LTE), tem chip NFC, GPS com A-GPS, Bluetooth 4.0, Wi-Fi b/g/n e saída microHDMI.

Com 8 megapixels, a câmera faz ótimas fotos e vídeos em 1.080p a 30 quadros por segundo. Seus recursos incluem detecção de face e HDR. A câmera frontal de 2 megapixels registra vídeos em 720p.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8YbDcttgXfM?rel=0%5D

Nosso colega do INFOlab que gravou o vídeo do Q10 sofre da Síndrome do Vídeo Vertical. Pedimos desculpas por esse leve transforno. Veja abaixo qual é a síndrome (ative as legendas no vídeo).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Bt9zSfinwFA?rel=0%5D

Ficha técnica

Conexão4G (LTE)
OSBlackBerry OS 10.1
ProcessadorSnapdragon S4 krait 1,5 GHz dual core
Armazenamento16 GB + microSD
Tela3,1”
Câmera8 MP (1080p) e 2 MP (720p)
Peso135 g
Duração de bateria15h07min de bateria

Avaliação técnica

PrósTeclado físico; acabamento; fluidez do sistema operacional;
Contrasela pequena e com formato inadequado para rodar vídeos e jogos; variedade de aplicativos;
ConclusãoSmartphone indicado para quem não dispensa um teclado físico e não se incomoda com uma oferta mais limitada de aplicativos.
Configuração8,4
Usabilidade8,3
Diversão7,8
Bateria7,7
Média8.2
PreçoR$ 2.078

Mais de Tecnologia

Samsung reporta lucro abaixo do esperado no 3º trimestre e ações caem 1,15%

Taiwanesa Foxconn anuncia a construção da maior fábrica de ‘superchips’ do mundo

Pelo fim do papelzinho: Visa quer pagamento de estacionamento direto na cancela e com cartão

Brasil Game Show 2024: em 15 anos, evento se renova e impulsiona um mercado de games mais diverso