Bancos investem R$ 4,2 bilhões em tecnologia da informação
Expansão da rede de correspondentes bancários e dos serviços de internet banking absorveram a maior parte dos recursos
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
Os bancos brasileiros investiram 4,211 bilhões de reais em tecnologia da informação (TI) no ano passado. A cifra é praticamente a mesma que a de 2003, mas, como uma parte dos investimentos é paga em dólar e a cotação americana foi mais favorável no ano passado que no anterior, as instituições financeiras conseguiram realizar mais ações com o mesmo orçamento. "Em termos reais, houve um aumento dos investimentos", diz Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos e diretor da mesma área no ABN Amro Bank.
A expansão da rede de correspondentes bancários e os esforços para incentivar o uso dos serviços de internet banking foram as iniciativas que mais absorveram recursos de TI no ano passado, de acordo com Fonseca. Além disso, os bancos também estavam no meio de um ciclo de investimentos na renovação de sua infra-estrutura de TI. "A tecnologia no setor avança rápido. Um equipamento pode ficar obsoleto com três a cinco anos de uso", diz.
A modernização dos equipamentos explica, de acordo com Fonseca, porque 2004 foi o segundo ano consecutivo em que os investimentos mantiveram-se em um patamar de 4 bilhões de reais, já que, em 2002, o total desembolsado foi de 2,9 bilhões. Para 2005, o executivo estima que o total investido pelos bancos permaneça no mesmo patamar do ano passado. Uma preocupação especial tem sido a adaptação do sistema bancário às novas regras da lei Sarbanes-Oxley, aprovada pelo Congresso americano em 2002 e que estabelece rígidos controles de contabilidade, para evitar fraudes como a da Enron.
Novas tecnologias
Outra iniciativa para incentivar a difusão de novas tecnologias no sistema bancário nacional é o projeto Startup, desenvolvido pela Febraban em conjunto com o Instituto de Tecnologia de Software. Durante o XV Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab), as entidades estarão apoiando a participação de pequenas empresas de TI que ofereçam produtos para o setor bancário. Foram selecionadas 19 empresas, entre 40 candidatas, que poderão expor suas soluções em um espaço patrocinado pela Febraban. Entre os critérios de seleção estavam um faturamento anula de até 5 milhões de reais e ter, no máximo, cinco anos de existência.
"A intenção é oferecer um espaço para as pequenas empresas exporem seu trabalho, sem que precisem arcar com os custos", diz Fonseca. Os casos foram selecionados por um comitê composto por representantes da Febraban, do ITS e da Unicamp e considerou ainda quesitos como grau de inovação das soluções, utilidade para o sistema financeiro, entre outros. "Tradicionalmente, as empresas menores têm puxado a inovação tecnológica. Esta é uma maneira de incentivá-las", afirma Fonseca. O XV Ciab ocorrerá de 15 a 17 de junho, na cidade de São Paulo.