Apple vende mais de 500.000 iPhones no primeiro fim de semana
Cerca de 2% dos aparelhos apresentou problemas de ativação
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.
A Apple e a AT&T venderam 525.000 iPhones no primeiro fim de semana de comercialização do aparelho, um misto de celular inteligente e tocador de música digital. A contagem considera as vendas entre as 18 horas de sexta-feira (29/6) até o fechamento das lojas no domingo. A estimativa foi divulgada pelo jornal americano Los Angeles Times, com base em relatório da Global Equities Research, de São Francisco. O número está em linha com projeções de outras corretoras de valores, como a Piper Jaffray, que também aponta vendas superiores a 500.000 unidades.
De acordo com os relatos, muitas das 1.800 lojas da AT&T venderam todos os seus aparelhos nas primeiras 24 horas de comercialização. A expectativa da Apple é vender 10 milhões de iPhones em 2008, o que representaria 1% do mercado mundial de celulares. Com base no desempenho da estréia, os analistas já estimam vendas de 3 milhões de aparelhos em 2007.
Quem optou por comprar o celular via internet também já enfrenta congestionamento. A agência britânica de notícias BBC informa que a lista de espera, para os compradores online, vai de duas a quatro semanas.
Problemas
Cerca de 2% dos aparelhos apresentou algum problema na ativação - procedimento que permite ao usuário acessar todos os serviços que o iPhone oferece, como correio de voz e downloads do iTunes, a loja de música virtual da Apple.
O percentual de problemas foi considerado pequeno pelos analistas, e não deve prejudicar os desempenho geral das vendas. Um porta-voz da Apple reconheceu as dificuldades de alguns compradores e informou que a empresa está "trabalhando duro para resolver qualquer questão rapidamente".