Exame Logo

Apple poderá lançar versão mais barata do iPhone, diz analista

Relatório do JP Morgan declara que novo telefone poderia chegar ao mercado por 300 dólares, baseado no iPod Nano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

As ações da Apple bateram um recorde histórico depois que um analista declarou que a companhia estaria planejando uma versão mais barata do iPhone, baseada no tocador de música iPod Nano. Segundo o analista, a novidade poderia chegar ao mercado ainda neste ano.

Os papéis da companhia subiram ao pico de 134,50 dólares na Nasdaq na tarde desta terça-feira (10/7). A alta foi motivada pelo relatório de Kevin Chang, do banco JP Morgan - ele citou fontes da cadeia de fornecedores da Apple e um relatório enviado ao escritório de patentes dos Estados Unidos para anunciar o provável lançamento da nova versão.

Veja também

O iPhone, um celular com tocador de músicas e internet, foi lançado em 29 de junho nos Estados Unidos a preços que variam entre 500 e 600 dólares. Analistas estimam que as vendas chegaram a 700 mil unidades no primeiro fim de semana de comercialização. De acordo com Chang, uma forma de baratear o iPhone seria converter o iPod Nano em um telefone, o que o deixaria com um preço de 300 dólares, ou até menos.

"Acreditamos que o iPod Nano será convertido em um telefone celular, porque é provavelmente o único modo de a Apple lançar um telefone mais barato sem canibalizar o Nano", afirmou o analista do JP Morgan. Ainda segundo Chang, o novo telefone poderia ter funcionalidades limitadas.

O analista ainda prevê que as vendas do iPod Nano poderão ficar entre 30 e 40 milhões de unidades em 2008, um volume muito superior ao esperado para o primeiro iPhone. A estimativa da Apple é de que o novo telefone venda 10 milhões de unidades em 2008, o que o faria deter 1% do mercado global. O alto preço de venda ao consumidor deve restringir a procura dos consumidores, especialmente nos Estados Unidos - 85% dos americanos costumam gastar 100 dólares ou menos em celulares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame