Apple investiga vazamento de fotos ao lado de celebridades

A Apple disse que as contas afetadas foram apenas as das celebridades, tomadas como alvos pelos criminosos


	Quebra de privacidade: "Nenhum dos casos resultaram em brechas nos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou o Find my iPhone", diz porta-voz da Apple
 (Reprodução/Flickr/DaveOnFlickr)
Quebra de privacidade: "Nenhum dos casos resultaram em brechas nos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou o Find my iPhone", diz porta-voz da Apple (Reprodução/Flickr/DaveOnFlickr)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 06h58.

São Paulo - A Apple está trabalhando diretamente com as celebridades que tiveram fotos íntimas roubadas do serviço de nuvem da empresa e divulgadas na web.

Segundo o Mashable, para a investigação, a empresa teria pedido informações de login para poder acessar o iCloud de cada uma. Sem tais informações, segundo o site, a Apple teria acesso limitado, já que as senhas dos usuários são criptografadas.

A Apple disse nesta terça-feira, 2, que as contas afetadas foram apenas as das celebridades, tomadas como alvos pelos criminosos.

"Nenhum dos casos resultaram em brechas nos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou o Find my iPhone. Continuamos a trabalhar com as autoridades para identificarmos os criminosos envolvidos", disse uma porta-voz.

Além da Apple, a polícia federal americana (FBI) anunciou já estar empenhada nas investigações. "O FBI está ciente das alegações sobre invasão de computadores e da divulgação ilegal do material envolvendo personalidades conhecidas e está cuidando do caso", disse a agência em nota ao Mashable.

Vazamento

Na última semana, fotos de atrizes e modelos como Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes), Mary E. Winstead (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros), Kaley Cuoco (Big Bang Theory), Kristen Ritter (Breaking Bad, Gossip Girl) e Selena Gomez, foram publicadas no 4Chan e no serviço de compartilhamento de imagens AnonIB por usuários anônimos.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, os representantes da atriz Jennifer Lawrence (vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2013), depois de confirmarem a autenticidade das fotos, disseram que "isso é uma flagrante violação de privacidade. As autoridades foram contactadas e irão processar qualquer um que divulgar as fotos roubadas".

O advogado da modelo Kate Upton descreveu o incidente como uma "violação ultrajante", em um comunicado. "Nós pretendemos perseguir quem divulgar ou duplicar essas imagens obtidas ilegalmente até o final", acrescentou, de acordo com o site.

Outras celebridades também usaram o Twitter para se manifestar sobre o assunto. A atriz Mary Elizabeth Winstead ironizou: "Para aqueles olhando para as fotos que eu tirei com meu marido anos atrás na privacidade da nossa casa, espero que se sintam muito bem".

Mais de Tecnologia

Pulga atrás da orelha: minha experiência com o Vision Pro, da Apple

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Em Santa Catarina, médico leva Apple Vision Pro para ser usado em cirurgia ortopédica

TikTok dá mais um passo para fora dos Estados Unidos

Mais na Exame