América Latina terá 90 milhões de novos usuários de celular até 2009
Argentina, Brasil, México e Colômbia constituem o principal mercado para aplicativos, aparelhos e serviços wireless nos próximos cinco anos
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.
O número de usuários de telefone celular na América Latina crescerá entre 55 milhões e 90 milhões de novos assinantes entre 2004 e 2009. A projeção do site especializado eMarketer aponta esse avanço expressivo, ainda que não se compare à taxa de crescimento registrada entre 2001 e 2004, quando a base de clientes dobrou na região.
Argentina, Brasil, México e Colômbia vão responder pela maior parte do crescimento, aproximadamente 55 milhões de clientes. Os quatro países constituem o principal mercado para aplicativos, aparelhos e serviços wireless nos próximos cinco anos. Com a entrada do Chile neste grupo, tem-se quase 80% da base total de assinantes da América Latina, de acordo com o Yankee Group.
Segundo a análise, as operadoras da região -- como as de outros países em desenvolvimento --, precisam compensar o faturamento declinante com voz ofertando novos serviços de dados com alto valor agregado. Na região Ásia-Pacífico, as operadoras obtêm 23% da receita média por usuário com serviços de dados. Na América Latina, essa participação é de apenas 5%.
As operadoras expandiram sua base de assinantes com usuários pré-pagos, cujos custos de captação são os mais baixos, porém apresentam também o mais baixo faturamento por usuário e a mais alta taxa de desistência. Os assinantes pós-pagos e corporativos representam um alvo muito mais atraente para as operadoras, mas também os mais altos custos de captação.