Acompanhe:

5 vantagens e 5 desvantagens dos notebooks do Google

Notebooks com o sistema Chrome OS, do Google, que usa apenas aplicativos na nuvem, começam a chegar a alguns países. Confira os pontos fortes e fracos dessa solução

Modo escuro

Continua após a publicidade
O Chromebook Series 5, da Samsung, é um dos dois modelos de netbooks com o o sistema operacional Chrome, do Google, que começam a ser vendidos nos Estados Unidos (Divulgação)

O Chromebook Series 5, da Samsung, é um dos dois modelos de netbooks com o o sistema operacional Chrome, do Google, que começam a ser vendidos nos Estados Unidos (Divulgação)

M
Maurício Grego

Publicado em 17 de junho de 2011 às, 12h14.

São Paulo — Depois de longa expectativa, os primeiros netbooks baseados no sistema operacional Chrome OS, do Google, começam a chegar às lojas nos Estados Unidos e em seis países da Europa. O Google promete levá-los a mais países nos próximos meses. 

A solução do Google é radical. Diferentemente do Windows e do Mac OS, o Chrome OS não foi feito para rodar programas complexos no próprio computador. Em vez disso, o usuário usa o browser para acessar aplicativos na nuvem, ou seja, em servidores da internet.

Por enquanto, as empresas que estão fornecendo os Chromebooks são Samsung e Acer. Cada uma tem um único modelo com duas opções de acesso à internet sem fio: apenas via Wi-Fi ou também pela rede celular 3G. Ambos têm tela de cerca de 12 polegadas. Nos Estados Unidos, estão sendo vendidos pelas lojas Amazon e Best Buy. Confira, a seguir, cinco vantagens e cinco desvantagens desses computadores.

Vantagens

1 Partida rápida

Você se cansa de esperar seu laptop dar a partida ao ligá-lo? Num Chromebook, como o sistema operacional é muito enxuto, seu carregamento é rápido. O armazenamento dos arquivos em chips de memória, no lugar de uma lenta unidade de disco magnético, também contribui para a rapidez. Segundo o Google, se o computador estiver desligado, o tempo de partida é apenas 8 segundos. Se ele estiver só “dormindo”, a processo é quase instantâneo.

2 Vírus, que vírus?

O Chrome OS já foi desenvolvido levando em conta as ameaças de segurança atuais, que não existiam quando o Windows e o Mac OS foram projetados. Assim, ele tende a ser mais seguro que seus rivais. No Chrome OS, cada página da web ou aplicativo roda num ambiente virtual protegido. Se o usuário navegar até um site infectado, o código nocivo existente nele ficará contido e não deve contaminar o computador. Pelo menos é o que promete o Google.


3 Arquivos em qualquer lugar

Você editou uma foto no notebook. Mais tarde, resolve dar uma olhada nela em outro computador, num tablet ou num smartphone. Se a edição foi feita num Chromebook, basta abrir o browser para ter acesso à foto, já que ela é armazenada na internet. Além disso, não é preciso se preocupar com backup de arquivos. Quem cuida disso é a central de dados que armazena o conteúdo na nuvem.

4 Aplicativos sem esforço

Num computador convencional, a maioria dos usuários instala aplicativos como planilha, processador de textos e editor de fotos. Alguns desses programas são caros e tem instalação demorada. Já os aplicativos na nuvem são gratuitos ou custam pouco. Basta abrir o browser e cadastrar-se numa página da web para usá-los. E não é preciso ficar procurando por eles. Basta abrir a Chrome Web Store para ver a lista de títulos disponíveis. Outra vantagem é que, como acontece com os documentos e fotos, você pode usar seus aplicativos favoritos em qualquer computador ligado à internet.

5 A bateria dura mais

Como não se propõe rodar programas pesados, os chromebooks não precisam de muita potência no processador e nem de muita capacidade de memória. Além disso, eles não precisam ter uma unidade de disco para armazenamento de dados. Por isso, consomem pouca energia. O resultado é que a carga da bateria tende a durar mais que a dos notebooks convencionais. Na versão com conexão 3G, a Samsung promete 8,5 horas de uso sem recarga; e, a Acer, 6 horas.

Desvantagens

1 Sem internet, nada feito

A mais importante (além de óbvia) desvantagem dos Chromebooks é que não é possível fazer quase nada neles sem acesso à internet. Em viagens de avião e em outros locais aonde a internet sem fio não chega, o Chromebook tem pouca utilidade. No máximo, você pode levar alguns documentos num pen drive para ler durante o voo. E a conexão tem de ser obrigatoriamente sem fio. Nenhum dos modelos atuais tem uma tomada para cabo de rede.


2 A vida pode ficar lenta

Considerando a lentidão que toma conta da internet no Brasil em horários de uso intenso (especialmente quando a conexão é pela rede celular 3G), algumas tarefas podem ficar bastante demoradas no Chromebook. Imagine, por exemplo, editar uma foto em resolução razoavelmente alta num aplicativo online. Numa situação assim, a quantidade de bytes que devem ser enviados ao servidor e, depois, recebidos dele, é grande. A espera pode ser longa.

3 Cadê o Photoshop?

Os aplicativos na nuvem ainda são muito inferiores, em recursos, aos que são instalados no computador pessoal. Ainda que o Google Docs, por exemplo, seja prático, seu aplicativo de planilhas está longe de ter todas as funções encontradas no Excel, da Microsoft. Da mesma maneira, nenhum dos editores de imagens online chega aos pés do Photoshop em recursos.

4 É pesado

Um equipamento simples, como um Chromebook, deveria ser menor e mais leve que um netbook convencional. Podemos imaginar um formato intermediário, entre um tablet e um netbook. Não é o que acontece. Os dois modelos apresentados pesam por volta de 1,5 kg, peso alto para micros com tela em torno de 12 polegadas. E não há opções com tela maior, ainda que seja possível ligar um monitor ou televisor externo via HDMI (Acer) ou VGA (Samsung, com adaptador).

5 O preço é alto

Considerando-se que o Chromebook não tem unidade de disco, tem pouca memória e não necessita de um processador potente, ele deveria ser bastante mais barato que um netbook. Mas não é. Nos Estados Unidos, os preços vão de 350 a 500 dólares. Por 500 dólares, lá, é possível comprar um bom netbook ou um tablet básico. O netbook faz tudo que o Chromebook faz e muito mais. O tablet, apesar das limitações, tem a vantagem de ser fino, leve, prático e elegante. Qual deles você escolheria?

Últimas Notícias

Ver mais
Esta empresa de robôs humanóides conquistou OpenAI, Nvidia e Microsoft
Tecnologia

Esta empresa de robôs humanóides conquistou OpenAI, Nvidia e Microsoft

Há um dia

Reddit dá início a IPO e usuários mais ativos poderão comprar ações
Tecnologia

Reddit dá início a IPO e usuários mais ativos poderão comprar ações

Há 2 dias

Pane 'misterioso' nos EUA deixa milhões sem internet — e FBI investiga
Tecnologia

Pane 'misterioso' nos EUA deixa milhões sem internet — e FBI investiga

Há 2 dias

Google terá novo centro de engenharia em São Paulo
Tecnologia

Google terá novo centro de engenharia em São Paulo

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais