2005 será um ano "turbulento" para o mercado de TI, diz IDC
A tecnologia de voz sobre IP finalmente se tornará um dos principais propulsores de negócios no próximo ano, especialmente pelo potencial de redução de custos
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
O próximo ano será marcado pelo realinhamento do mercado de tecnologia da informação (TI). Na avaliação da consultoria International Data Corporation (IDC), a taxa de 6% de crescimento global previsto para o setor em 2005 é modesta. "Será um ano de enorme turbulência no mercado de TI", diz Frank Gens, vice-presidente de pesquisas da IDC. Segundo a consultoria, o moderado crescimento de gastos com TI vai levar fornecedores de tecnologia a cortar custos e buscar clientes de maior porte e de segmentos variados.
Na área de telecomunicações, a consultoria projeta uma "inevitável" consolidação em 2005, com "um ilimitado número de possíveis transações". O mercado continuará presenciando a luta entre as companhias telefônicas e as de cabo pelo controle do mercado consumidor. Além disso, a tecnologiaVoIPfinalmente se tornará um dos principais propulsores de negócios em 2005, especialmente pelo potencial de redução de custos.
Em hardware, o caráter de commodity que os equipamentos vêm assumindo vai continuar deprimindo preços e oprimindo fornecedores, diz o IDC. Em armazenamento, por exemplo, a proliferação de drives de baixo custo e alta capacidade causariam uma erosão no mercado. Na área de infra-estrutura de software, a consultoria prevê que os fornecedores de sistemas vão continuar adquirindo empresas de todos os portes para preencher seus portfólios.
Para o IDC, a pressão para diminuir custos e melhorar eficiência vai levar os serviços de TI a intensificar a adoção de offshore (contratação de serviços em outros países, especialmenteemergentes) e outsourcing (terceirização de áreas que não fazem parte do negócio principal da empresa).
O mercado consumidor, finalmente, continuará dominado pelos dispositivos digitais mais recentes, como ascâmeras digitais. A adoção de banda larga também vai ganhar espaço à medida que os preços se tornarem mais atraentes.