10 inovações verdes da casa do futuro
Soluções ecológicas inusitadas buscam levar um pouco da natureza e ar fresco para a vida entre quatro paredes
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h09.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.
A alimentação a base de insetos é apontada pela ONU como uma solução para a fome e a pressão crescente sobre os recursos naturais no mundo. Atenta à questão, a designer Mansour Ourasanah desenvolveu o terrarium Lepsis, uma unidade para criação de insetos comestíveis dentro de casa. Ainda em fase de protótipo, o utensílio possui paredes de acrílico transparente, base de madeira e compreende quatro unidades modulares que ordenam o processo da criação: a reprodução, alimentação, a “colheita” e o “abatedouro” dos gafanhotos. Ficou com água na boca?
Que tal produzir o seu próprio alimento em casa? O Nano Garden é um sistema para criação de horta na cozinha do apartamento, pelo processo de hidroponia, livre de pesticidas ou fertilizantes. No lugar da luz do sol, ele conta com iluminação especial que promove o crescimento das plantas. A quantidade de luz, água e nutrientes é controlável; assim os usuários podem escolher a velocidade de crescimento. Além de garantir alimentos fresquinhos, o Nano Garden funciona como um purificador de ar natural, eliminando odores desagradáveis.
Um grupo de estudantes da Turquia criou o Washit, um mix de chuveiro e máquina de lavar roupa. O dispositivo reaproveita a água residual e o sabão usados durante o banho para lavar roupa. Através de três filtros de água, o aparelho purifica os recursos do banho e os encaminha para o tanque de armazenamento, onde fica a água que será usada para lavar roupa, evitando assim o desperdício.
O Parasite Farm é um perfeito sistema de agricultura para ambientes internos criado pelos designers Charlotte Dieckmann e Nils Ferber. Ele é composto por vasos de dimensões variadas que se encaixam onde o proprietário quiser. O mais bacana é que o mestre-cuca pode personalizar o seu vazo para otimizar o trabalho na cozinha. É possível por exemplo ter uma tábua adaptada para corte dos vegetais, de onde as partes indesejadas podem “deslizar” direto para a terra, servindo como adubo na composteira. Todo o processo é autossuficiente – enquanto o Parasite Farm recebe pedaços de alimentos, ele também fornece legumes fresquinhos.
Já pensou em quanta comida vai pro lixo por má conservação? Desenvolvido pela jovem designer indiana Kavita Shukla, o FreshPaper é uma simples folha de papel repleta de especiarias orgânicas, que inibem o crescimento de bactérias e fungos, aumentando de duas a quatro vezes o prazo de validade de frutas e legumes e vegetais. Aos 17 anos, ela foi premiada com uma patente para o FreshPaper. Hoje, a embalagem está disponível nas lojas de todo o Estados Unidos, incluindo as gigantes Whole Foods e Wegmans, e é utilizada por s agricultores e famílias em mais de 35 países.
O projeto “Plant Window” é uma janela capaz de abrigar um jardim inteiro, do teto ao chão, e que funciona como uma cortina que filtra a luz e ainda garante um toque verde ao ambiente. A ideia, segundo seus criadores, os designers Jianxing Cai, Chao Chen, Qi Wang, & Jiang Wu, é mudar a visão rotineira que os moradores costumam ter da rua (ou do prédio vizinho), dando lugar a uma paisagem natural. A janela, que funciona como uma estufa, também ajuda a manter o clima e a temperatura dos cômodos sempre agradáveis. E, claro, a escolha das espécies de plantas e flores fica ao cargo do freguês.
Assim como o misto de chuveiro e máquina de lavar, a cozinha multifuncional Moshi também reduz ao máximo o desperdício. O produto inovador permite cozinhar, armazenar alimentos e pratos, lavar a louça e a roupa. Tudo para economizar tempo e energia.
Agora, uma ideia bem legal de chuveiro que desperdiça muito menos água do que os aparelhos convencionais, sem deixar ninguém passando frio. O banho é iniciado automaticamente quando você está em pé sob o chuveiro, e a água é suspensa assim que você sai para se ensaboar, se barbear ou fazer outras tarefas que não necessitam do chuveiro aberto. O ponto alto: mesmo com o chuveiro fechado, ele solta um vapor quente que mantém a temperatura agradável no interior do box.
Lavadora, secadora e dispositivo de passar em um único lugar, o Clean Scent soa como um sonho para casa de qualquer pessoa. Ele converte eletronicamente a água em um detergente poderoso que também libera vapor limpo para desamassar as roupas. O aparelho usa 70 por cento menos água do que uma máquina convencional e pode até sintetizar aromas agradáveis para deixar as roupas perfumadas.
O Zesto é um projeto engenhoso que mantém as bebidas quentes, sem uso de eletricidade – ele funciona a base de acetato de sódio. Como numa bolsa térmica, o acetato de sódio esquenta no interior do anel de plástico quando este é friccionado. Quando você estiver pronto para aquecer sua bebida, basta inserir o anel verde no suporte cerâmico. A ação a energia armazenada nos cristais aquecerá naturalmente a bebida.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restriçõesQualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da NuviaChina constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5GLilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários