Pop

Dia de São João é feriado? confira as cidades onde os trabalhadores terão folga

Na cultura popular, as festas juninas valorizam a cultura do país e revelam muitos elementos históricos

Dia de São João: festas populares marcam o mês de junho (cokada/Getty Images)

Dia de São João: festas populares marcam o mês de junho (cokada/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 21 de junho de 2024 às 10h33.

Tudo sobreFesta Junina
Saiba mais

Nesta segunda-feira, 24, é comemorado o dia de São João, que simboliza o período das festas juninas, considerado por muitos brasileiros como a mais aguardado do ano. São João é um dos religiosos mais conhecidos, ao lado de São Pedro e São Paulo, que finalizam as comemorações no dia 29 de Junho.

Na cultura popular brasileira, as festas juninas possuem um lugar especial, pois valorizam a cultura do país e revelam muitos elementos históricos que às vezes passam despercebidos. 

Origem do dia de São João

A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. 

No dia 24 de Junho era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. Essa data foi assimilada pelos cristãos e passou a representar o Dia de São João, cujas festas eram celebradas no dia anterior. 

A festa então ganhou corpo dentro da Igreja Católica, chegando no Brasil pelos portugueses. Inicialmente elas eram chamadas de “festas joaninas”, mas conforme foi passando o tempo e se difundindo no Brasil, passou a ser chamado de “juninas”. 

Quem foi São João?

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas. 

Batista era só seis meses mais velho que Jesus e de acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''. Ele é conhecido na religião católica como “a voz que grita no deserto'' e é testemunha da Luz, que no caso é Jesus. 

A tradicional fogueira de São João geralmente é acesa no dia 23 para o dia 24, como o sinal da luz que João Batista pregava na sua história. Além disso, Isabel teria feito uma fogueira para celebrar a gravidez de Maria.

Dia de São João é feriado em quais cidades?

O dia de São João é feriado apenas em cidades que o santo é padroeiro, a exemplo dos municípios de Barueri (SP), Caruaru (PE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Niterói (RJ), entre outros.

A data não é um feriado nacional.

Acompanhe tudo sobre:Festa JuninaData PopularFeriados

Mais de Pop

Por que hoje é o Dia Mundial do Rock? Saiba a origem da data

Dia Mundial do Rock: veja as 10 maiores bandas de todos os tempos

Dia Mundial do Rock: os shows que marcaram a história da música

Elon Musk nega que teria se voluntariado para doar esperma para a colonização de Marte

Mais na Exame