Colin Petersen, primeiro baterista dos Bee Gees, marcou presença nos álbuns que deram início à trajetória mundial da banda. (Facebook/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 10h00.
Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 10h01.
O primeiro baterista da banda Bee Gees, Colin Petersen, morreu aos 78 anos nesta segunda-feira, 18. A causa da morte não foi revelada.
Conhecido como “Smiley”, o músico esteve no grupo de 1966 a 1969 e participou da gravação de sucessos como “Words” e “To Love Somebody”. Esteve presente em álbuns icônicos como “Bee Gees’ 1st” e “Idea”. A notícia da morte foi anunciada na página do Facebook do grupo que ele fez parte, chamada Best of Bee Gees. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de nosso querido amigo Colin ‘Smiley’ Petersen. Ele enriqueceu nossas vidas e uniu nosso grupo com amor, carinho e respeito”, diz o comunicado. “Não sabemos como seguir sem seu sorriso radiante e sua profunda amizade. Amamos você, Col. Descanse em paz”, concluiu o texto.
Australiano, Colin Petersen conheceu os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb no ensino médio e se aproximou da banda após se formar no colégio. O baterista deixa a esposa, Joanne, e dois filhos, Ben e Jaime.
Revista elege as melhores músicas de amor da históriaColin Petersen nasceu em Queensland, Austrália, em 1946, e inicialmente ganhou destaque como ator infantil. Um dos filmes dos quais participou foi "Smiley" (1956), que lhe rendeu o apelido que carregou ao longo da vida.
Após uma breve carreira como ator, ele direcionou seu interesse para a música e se tornou um dos membros fundamentais dos Bee Gees durante o período de ascensão da banda, no final da década de 1960. Sua presença como baterista deu suporte aos primeiros sucessos do grupo e consolidou seu papel como parte da formação clássica.
Depois de deixar a banda em 1969, devido a divergências criativas, Petersen seguiu envolvido na música, mas de forma mais discreta.
Os Bee Gees foram uma das bandas mais influentes da história da música pop e disco. Formados pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, o grupo iniciou sua carreira na Austrália no início dos anos 1960, mas alcançou fama mundial após o retorno ao Reino Unido.
Com uma mistura única de harmonias vocais e composições marcantes, os Bee Gees conquistaram sucesso com hits como “Stayin’ Alive”, “Night Fever” e “How Deep Is Your Love”. Embora sejam amplamente associados ao movimento disco dos anos 1970, a banda explorarou diversos estilos musicais ao longo de suas décadas de carreira.
A banda vendeu mais de 220 milhões de álbuns mundialmente e entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 1997. Seu legado continua a inspirar artistas e fãs, consolidando-os como ícones da música global.