Vale a pena participar de feiras de negócios?

A participação pode ser uma boa ferramenta de marketing mesmo para negócios de pequeno porte, garante especialista

Vale a pena participar de feiras de negócios?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – A participação em feiras de negócios, nacionais e internacionais, é muito recomendável para pequenas empresas. Em primeiro lugar, é uma fonte de informações do mercado. Numa feira do setor de atuação da sua empresa, o empreendedor tem acesso a tendências do seu mercado, novas tecnologias, inovações em produtos e processos. Pode ser uma grande fonte de idéias.

Além disso, costuma ser muito bom para networking. Conhecer seus concorrentes e fornecedores potenciais, que podem ser futuros parceiros de negócios. Mesmo numa feira de um setor que não seja o seu é possível encontrar esses parceiros. As empresas têm investido em marketing de coalizão, que é a união de empresas de diferentes setores para a gestão de relacionamento com clientes.

A feira também é uma ótima oportunidade para encontrar clientes atuais e potenciais. Eles podem ser convidados pela sua empresa ou o encontro pode ser casual. Nos dois casos, deve-se aproveitar para estreitar o relacionamento. Convidá-los para participar de uma conferência, seminário ou exposição costuma ser muito simpático, especialmente se o tema a ser discutido no evento for de interesse de seu cliente. Ele ficará grato pelo simples convite e estará mais aberto para ouvi-lo durante ou após o evento.

A participação na feira é uma ferramenta de comunicação. Sua empresa pode participar de maneira mais “ativa” com um stand, palestra, etc. Quanto mais aumentar a sua visibilidade no evento, melhor. Mas é importante, caprichar nesse stand: ter um visual impactante, oferecer algum happy hour, uma palestra interessante, enfim, ações que chamem a atenção e aproximem o seu público-alvo.

Daniela Khauaja

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. 

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.