PME

Startup indiana quer que você nunca mais compre móveis

A ideia do negócio é acabar com o transtorno de quem muda de uma cidade para outra.

Cama da startup indiana Furlenco, que aluga móveis (Divulgação)

Cama da startup indiana Furlenco, que aluga móveis (Divulgação)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 24 de julho de 2016 às 08h00.

São Paulo – Se você vai mudar de cidade, das duas uma: ou você vende todos os seus móveis e eletrodomésticos por um preço irrisório para logo em seguida comprar outros, ou empacota tudo e paga uma pequena fortuna para transportar a mudança até seu destino. Nenhuma dessas opções é prática ou barata e ambas envolvem uma boa dose de transtorno.

Porém, uma startup indiana quer acabar com esse problema e quem sabe fazer com que seus clientes nunca mais comprem um móvel na vida. Batizada de Furlenco, a empresa existe desde 2012 e já tem 6 mil clientes na Índia.

A ideia do negócio é alugar conjuntos de móveis e equipamentos em troca de uma mensalidade de cerca de 30 dólares (98 reais na cotação atual).

Além de não perder tempo escolhendo e pesquisando preços dos itens, o cliente elimina todo o transtorno que envolve uma mudança. Montagem e disposição dos móveis ficam por conta da equipe da Furlenco. A empresa ainda desenha e produz seus próprios móveis, para garantir que eles sejam fáceis de montar e desmontar.

A ideia surgiu justamente quando o fundador, Ajith Karimpana, decidiu deixar sua carreira em bancos de investimentos nos Estados Unidos e voltar para a Índia. A experiência de vender 5 mil dólares em móveis por preços irrisórios para logo depois ter de comprar tudo de novo foi o estalo para que ele pensasse no negócio, relata o site Entrepreneur.

A empresa levantou 6 milhões de dólares em investimento no ano passado, segundo informações do Mashable. Por enquanto, a empresa atua apenas nas cidades indianas de Mumbai, Bangalore e Puna, com foco em jovens que mudam de cidade para estudar ou devido a oportunidades de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:MóveisStartups

Mais de PME

Mais na Exame