- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Startup brasileira de aluguel de carros recebe R$380 mi
A rodada é coordenada pela XP Investimentos, em conjunto com BMG e a Bossa Nova Investimentos, que já tinham participação na startup
Modo escuro
Apoorv Guspster, Hélio Netto, Fernando Fiuza e João Paulo Galvão, da Vai.Car: empresa planeja usar os recursos para ampliar a frota de veículos para 25 mil em 18 meses (Vai.Car/Divulgação)
Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às, 14h57.
A startup Vai.Car, de aluguel de veículos para planos mensais e semanais, informou na última quinta-feira, 28, a captação de 380 milhões de reais com investidores para acelerar a expansão do negócio. A rodada é coordenada pela XP Investimentos, em conjunto com BMG e a Bossa Nova Investimentos, incluindo distribuição privada. BMG e Bossa Nova já tinham participação na startup.
A empresa planeja usar os recursos para ampliar a frota de veículos para 25 mil em 18 meses, mas não revelou a frota atual. "Nossa proposta é simplificar o aluguel de carros e possibilitar maior acesso pela primeira vez a esse serviço", afirmou JP Galvão, fundador da Vai.Car.
Startup nasceu de uma corrida de Uber
A Vai.Car nasceu na Flórida, nos Estados Unidos, em janeiro de 2016, após um investimento de 130 mil dólares do fundo Bossa Nova Investimentos. O psicólogo de formação e empreendedor em logística e marketing João Paulo Galvão teve a ideia de negócio nos Estados Unidos enquanto fazia uma corrida por meio do aplicativo da Uber.
Galvão escolheu uma categoria premium de automóvel e uma corrida que costumava custar 12 dólares saiu por 60 dólares. Perguntando-se porque mais motoristas não atuavam na modalidade de luxo, descobriu que a falta de reputação de crédito (ou score) dificultava a aquisição de um automóvel adequado.
Logo Galvão e seus sócios — os administradores Hélio Netto, Fernando Fiuza e Apoorv Gupta — perceberam que a oportunidade era maior na terra natal da maioria dos sócios: o Brasil. O piloto americano, que rodava com 60 veículos, foi interrompido. Em dezembro de 2017, a Vai.Car chegou por aqui.
A Vai.Car possui dois públicos-alvos: os millenials, que cada vez repensam a compra de um automóvel e favorecem o modelo “pague por uso”; e os motoristas de aplicativos como 99, Cabify e Uber, que veem no aluguel uma opção com menor investimento inicial para viabilizar sua renda extra.
A startup apostou em um processo totalmente móvel, com os carros sendo entregues na casa do cliente, e um análise própria de risco de crédito para conceder formas de pagamento como boleto bancário e lotéricas. Para evitar fraudes documentais, a Vai.Car também faz uso de inovações como reconhecimento facial. O algoritmo usado no cadastro cruza mais de 200 informações antes de aprovar ou negar usuários.
Como funciona a Vai.Car?
Após baixar o aplicativo da Vai.Car, o usuário sobe uma imagem de sua carteira de habilitação, fotografa a si próprio, escolhe seu automóvel e espera a entrega em sua residência. Há três categorias de locação: hatch, hatch plus e sedan. Oito a cada dez carros da Vai.Car são da categoria sedan, para permitir que motoristas trabalhem nas categorias de luxo dos aplicativos de mobilidade.
O tíquete médio é de 1,5 mil reais por mês, com um tempo médio de permanência de 10 meses. Manutenção e documentação do carro, IPVA e seguro estão incluídos no preço fixo.
Mais lidas em PME
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.