PME

Serasa oferece Feirão Limpa Nome para empresas com dívidas

O Feirão Limpa Nome Online começa nesta segunda-feira (28) e vai até o dia cinco de outubro. O serviço de organização financeira é gratuito


	Contas acumuladas: renegociação de dívidas empresariais será feita de forma gratuita e digital
 (Thinkstock)

Contas acumuladas: renegociação de dívidas empresariais será feita de forma gratuita e digital (Thinkstock)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 15h52.

São Paulo – Cerca de metade das empresas brasileiras está inadimplente, segundo estudo da Serasa Experian: das 7,9 milhões de companhias em operação no país, 3,9 milhões estão com as contas em atraso.

Para reverter esse quadro, a organização oferecerá aos empreendedores a possibilidade de renegociar suas dívidas empresariais de forma gratuita e digital. O Feirão Limpa Nome Online, como é chamado o serviço, começa nesta segunda-feira (28) e vai até o dia cinco de outubro.

Nele, credores de vários segmentos estarão disponíveis e poderão oferecer condições especiais aos donos de negócio, como maiores prazos e descontos nas contas. Segundo pesquisa da organização, fazer esse contato é justamente um dos principais obstáculos para recuperar o crédito empresarial (já conferiu o site que ajuda empresa a conseguirem dinheiro durante a crise?).

Como participar?

O empreendedor deve entrar no site do feirão, fazer o cadastro e verificar se os credores com os quais ele possui pendências também estão participando da iniciativa (já está disponível a lista das instituições participantes, pelo mesmo link).

Após escolher a companhia desejada, uma nova janela será aberta, apresentando as pendências do inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site ou chat).

O feirão irá funcionar durante todo o dia, mas algumas empresas disponibilizam outras formas de contato - essas podem ter horários específicos.

Serviços extras

Quem participar do Feirão Limpa Nome Online também poderá usar de forma gratuita por 30 dias o MeProteja Empresas.

O serviço da Serasa Experian permite monitorar o CNPJ da companhia, avisando o empreendedor sobre qualquer alteração nos documentos cadastrados: pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis, dívidas vencidas e inclusão de contas bancárias e não-bancárias. Esses alertas são enviados ao e-mail do usuário cadastrado.

Segundo o instituto, o conhecimento antecipado de problemas envolvendo o CNPJ da empresa garante uma margem de tempo para gestores agirem e reverterem a situação (veja por onde começar seu negócio se você é leigo em finanças).

Acompanhe tudo sobre:Dívidas empresariaisEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaOrçamento federalPequenas empresasSerasa Experian

Mais de PME

Mais na Exame