PME

Santa Catarina lança projeto voltado a startups

Iniciativa prevê a capacitação de empreendedores durante quatro meses


	Florianópolis: para gestor do projeto, mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina
 (Wikimedia Commons)

Florianópolis: para gestor do projeto, mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 10h15.

Florianópolis – O Sebrae em Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, lança na segunda-feira (14) o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses (http://www.startupsc.com.br). Além de várias ações voltadas ao segmento, o projeto prevê, durante quatro meses, a capacitação de grupos de empreendedores interessados em montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada.

O programa é gratuito e tem como foco metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação (como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation). O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos. No fim do ano, as melhores startups do programa poderão participar de uma missão internacional ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e também do Sebrae Startup Day, onde apresentarão seus projetos a investidores.

Para balizar as ações do projeto, o Sebrae realizou uma pesquisa com mais de 150 startups catarinenses, com o intuito de conhecer melhor suas necessidades. “O projeto considera startup um grupo de pessoas - empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição - à procura de um modelo de negócios repetível e escalável”, explica Alexandre Souza, gestor do projeto.

A estruturação do projeto também contou com a participação de diversas referências do ecossistema de startups brasileiro, entre elas o fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy. "Ajudamos o Sebrae a formatar a metodologia e didática do Startup SC com as boas práticas usadas na Aceleradora, que já apoiou mais de 200 startups em três anos", conta Gitahy.


Para Alexandre, o mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. “Temos ótimas universidades no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes”, avalia. Alexandre também cita as incubadoras e os fundos de investimento catarinenses como fatores motivadores para os empreendedores.

Os interessados em participar do programa de capacitação podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março no site do projeto: http://www.startupsc.com.br. Serão selecionadas 20 empresas para primeira turma, que serão conhecidas em 1º de abril de 2013.

Startup Weekend Florianópolis

Além do programa de capacitação, o projeto Startup SC irá realizar várias atividades de capacitação e fomento ao empreendedorismo. O primeiro deles é de 22 a 24 de março, o Startup Weekend Florianópolis - evento intensivo de trabalho em equipe e que reúne webdesigners, programadores, profissionais de marketing e de gestão para criarem novas startups em 54 horas. Os participantes recebem ajuda de mentores, profissionais experientes em diversos ramos, para montarem suas startups.

O Startup Weekend já foi realizado em 95 países e mais de 400 startups foram criadas a partir desses eventos. As inscrições pelo site http://florianopolis.startupweekend.org/ já estão abertas e o valor do primeiro lote é de R$ 70 por empreendedor (o ingresso cobre sete refeições, coffee-break, acesso a recursos exclusivos e mentoria qualificada).

Acompanhe tudo sobre:Santa CatarinaSebraeStartups

Mais de PME

Mais na Exame