PME

Quais as características de bons empreendedores?

Especialista fala sobre o que os bons empreendedores costumam ter em comum

Eles ganham bem (FABIO HEIZENREDER)

Eles ganham bem (FABIO HEIZENREDER)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 13h48.

Quais as características de bons empreendedores?
Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo

Existem três características fundamentais que destacam bons empreendedores dos demais: paixão, planejamento e execução.

A linha entre teimosia e paixão nesse caso é muito tênue e deve ser analisada com cuidado. Um empreendedor apaixonado é aquele que sabe muito sobre o negócio e mesmo assim está aberto a ouvir conselhos sobre posicionamento e estratégia, discute, conversa e constrói. Já um empreendedor teimoso é aquele que, por mais que saiba bastante sobre um determinado negócio, não ouve e não aceita opiniões. Este, definitivamente não é o empreendedor que os fundos de investimento buscam para se tornarem sócios, por exemplo.

A segunda característica fundamental é a capacidade de planejamento do negócio, que não costuma aparecer em poucas conversas e reuniões. A capacidade de planejar e não esperar o mercado mostrar que sua estratégia estava um pouco equivocada é um dos principais fatores de sucesso de empresas bem estabelecidas. Estimular alguns cenários possíveis e tentar inserir sua empresa em cada um desses cenários é um bom exercício que indica a capacidade de planejamento do empreendedor.

Mais importante do que possuir determinada tecnologia, produto ou serviço é a capacidade do time em executar o planejado. Essa característica é fundamental na construção de um negócio de sucesso. A execução como ação sequencial de um bom planejamento é a chave para o sucesso de uma empresa e é exatamente isso que a maioria dos investidores no mercado busca. Um bom empreendedor com uma ideia razoável é mais interessante que uma ótima ideia com um empreendedor ruim.
 

Marcio de Oliveira Santos Filho é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.

Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para 

examecanalpme@abril.com.br
Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresasStartups

Mais de PME

Mais na Exame