PME

Pai de Zuckerberg ensina como criar filhos empreendedores

Edward Zuckerberg, além de dentista, é pai do cofundador do Facebook. Ele compartilhou algumas dicas para que seu filho também tenha sucesso.


	Zuckerberg: o pai do CEO do Facebook também montou seu próprio negócio. Veja o que ele passou aos filhos
 (Facebook/Mark Zuckerberg)

Zuckerberg: o pai do CEO do Facebook também montou seu próprio negócio. Veja o que ele passou aos filhos (Facebook/Mark Zuckerberg)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 13h00.

São Paulo – Neste mês, Mark Zuckerberg ganhou outro título no Facebook, além de cofundador e CEO: o de pai mais clichê da rede social. Isso por conta de uma foto em que ele troca as fraldas da filha Max, que nasceu no dia 1º de dezembro.

Ainda não dá para saber se ela irá seguir os passos empreendedores de Zuckerberg e Priscilla Chan, mas conselhos sobre o tema não irão faltar. Além dos pais, o avô de Max também é empreendedor.

O dentista Edward Zuckerberg deu uma série de dicas sobre como criou seus filhos para o mundo do empreendedorismo - e parece que essas lições funcionaram muito bem.

O site Inc.com selecionou algumas dessas dicas, espalhadas por entrevistas concedidas ao longo dos anos. Confira os conselhos para criar filhos mais empreendedores:

1. Lidere pelo exemplo

Edward Zuckerberg é um dentista e ainda hoje ele e a mulher, Karen, tocam um consultório em Nova York. Assim, o jovem Mark passou a infância e a adolescência vendo os pais criarem seu próprio negócio – que também tinha uma série de equipamentos tecnológicos.

Em uma entrevista para uma rádio local, Edward conta que seus filhos cresceram indo ao escritório, o que fez com que eles ficassem expostos a computadores por bastante tempo. “Isso com certeza estimulou o interesse de Mark pela tecnologia”, afirmou o pai do empreendedor.

2. Dê segurança aos seus filhos

Você já deve ter visto alguns casos de empreendedores que criaram seu negócio sem ter nenhum apoio – seja ele financeiro ou emocional. Porém, o mais comum é que quem tenha um suporte seja mais inclinado a tomar riscos.

Edward Zuckerberg decidiu criar esse colchão antes mesmo de se casar: mesmo gostando muito de computadores, decidiu cursar odontologia, considerada uma carreira estável e lucrativa.

3. Descubra e desenvolva os interesses deles

Um conselho que Edward Zuckerberg aprendeu com sua esposa é não direcionar o modo de vida dos filhos. Pelo contrário: é preciso reconhecer quais são suas habilidades e ajudar no desenvolvimento dessas paixões. Como exemplo, o pai ensinou Mark Zuckerberg a programar no microcomputador Atari 800.

4. Mostre orgulho dos seus filhos

Ao falar sobre Mark para uma rádio local, Edward Zuckerberg o descreveu como “um bom estudante”, “com uma afinidade especial para matemática e ciências”. Também contou que ele é “um cara quieto” e que “não gosta de se gabar de suas realizações.”

Tudo isso para dizer que todo pai deve mostrar que se importa com seus filhos. “Eu tenho orgulho do que ele conseguiu, assim como tudo que todos os meus filhos já conquistaram.”

5. Estabeleça limites (e cumpra)

Ainda em sua entrevista para a rádio, Edward afirma que é preciso que os pais tenham uma postura que diga imediatamente aos filhos desobedientes que “esse é um comportamento que não será tolerado”. “Se você compartilhar seu desgosto sobre certas atitudes logo no começo das vidas dos seus filhos, eles já saberão como você se sente sobre certos assuntos”, diz o dentista.

6. Porém, também incentive a hora da brincadeira

Nem tudo é disciplina. Edward conta que o fundamental é saber equilibrar regras com espaços para a criatividade. “Eu acho que extremos, em qualquer forma de ser um pai, não são bons. Crianças precisam ser versáteis. Tem um momento para trabalhar e outro momento para brincar”, afirma o dentista, também em entrevista a uma rádio local.

7. Leve o equilíbrio também para sua vida

Assim como os filhos, pais também precisam equilibrar tarefas e lazer. Ao ser perguntado se a esposa trabalhava quando os filhos eram pequenos, o dentista respondeu que Karen “agia como a Mulher-Maravilha.” “Nós tínhamos uma situação única porque nosso consultório era em casa, e eu recomendo fortemente essa situação, se sua profissão for compatível com isso.”

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoFamíliamark-zuckerbergPequenas empresasPersonalidades

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar