Onde procurar inspiração para empreender

Cases de empresas, biografias e histórias de empreendedores de sucesso costumam inspirar empreendedores

Onde buscar inspiração para empreender?

Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Para a ciência, inspiração é o processo de se fazer novas conexões com conhecimentos já existentes. Ou seja, é a capacidade de perceber, de ficar atento a todas as influências externas que nos rodeiam, como informações, pessoas, lugares, situações e necessidades.

A busca por inspiração para empreender pode vir de cases de empresas, biografias e histórias de empreendedores de sucesso, e também, claro, de histórias de insucesso.

Ao ler e se imaginar na situação do empreendedor, mais do que conhecer o percurso que foi trilhado com todas as dificuldades e desafios, o importante é se colocar no lugar do outro e pensar o que você faria na mesma situação.

Outras formas de inspiração podem ser suas próprias experiências adquiridas ao longo da vida, pesquisas e estudos para acompanhar tendências, mudanças demográficas e sociais e ideias que deram certo em outros lugares. Empreendedor precisa ser pesquisador também.

Momentos inspiradores podem vir com maior frequência para aqueles que têm a capacidade da observação. As pessoas enxergam o mundo de maneiras diferentes, mas os empreendedores demonstram uma capacidade superior de ficarem atentos às informações ao seu redor.

E são essas informações, ou insights, que são fundamentais na resolução de problemas ou identificação de oportunidades de inovação. Ser empreendedor é ter a capacidade de imaginar, desenvolver e realizar visões.

Sua inspiração pode estar te “rodeando” todos os dias, nas tarefas ou situações mais simples e triviais possíveis. Cabe a você perceber e ver além. Lembre-se: faça o que você ama. Nada pode ser mais inspirador do que trabalhar com o que se gosta. 

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.