Evento que discutirá o futuro das fintechs acontece amanhã, em SP
O Fintouch reunirá empresas como Buscapé, GuiaBolso, Nubank e XP e pretende conectar startups com players do mercado financeiro
Mariana Fonseca
Publicado em 14 de agosto de 2017 às 15h00.
Última atualização em 15 de agosto de 2017 às 15h50.
São Paulo – Amanhã, empresas como Buscapé , Guia Bolso , Nubank e XP debaterão o futuro das startups voltadas ao setor financeiro – as conhecidas fintechs. O local da discussão será a Fintouch, uma conferência de fintechs para o mercado financeiro.
O evento é realizado pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e pelo ecossistema de startups StartSe, com o objetivo de engajar o ecossistema do setor, gerando troca de conteúdo e conexão entre empresas, investidores e fintechs. O público-alvo é composto pelas próprias fintechs, bancos, corretoras, gestoras, seguradoras e empresas interessadas no segmento.
“Nos últimos anos, algumas empresas transformaram a forma como os brasileiros se relacionam com dinheiro, mas ainda há muito por vir. Estaremos juntos no Fintouch para preparar as iniciativas para o futuro”, destacou em comunicado Rodrigo Soeiro Ubaldo, presidente da ABFintechs.
O evento acontece amanhã (15), das 8h às 20h, no Expo Center Norte (São Paulo). A expectativa é que mais de mil pessoas compareçam. Ao todo, serão 60 estandes e mais de 20 horas de conteúdo, como palestras, pitches e workshops.
Empresas como Banco Neon, Deloitte, GuiaBolso, eGenius, F(x), Nexoos, Nubank, Serasa Experian e Wayra terão estandes. Alguns dos palestrantes confirmados são David Vélez, fundador do Nubank; Guilherme Horn, diretor de informações da Accenture; Marcelo Maisonnave, co-fundador da XP e sócio do StartSe; Thiago Alvarez, fundador do Guia Bolso; e Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, que fará um bate-papo com a jornalista Naiara Bertão, de EXAME.
Além desses discursos, haverá 18 workshops com temas como bitcoin, blockchain, investimento corporativo, meios de pagamento e nova regulamentação do setor.
Mais informações e ingressos podem ser adquiridos online ou por televendas (11 9 4465 9807). Curiosamente, uma das formas de pagamento é a moeda virtual bitcoin.
Panorama das fintechs
Estima-se que existam cerca de 12 mil fintechs no mundo – sendo que 26 delas já são unicórnios, com valor avaliado acima de 1 bilhão de dólares cada, segundo último relatório da consultora CB Insights.
No Brasil, são 244 fintechs - número quatro vezes maior do que o de dois anos atrás, de acordo com dados do FintechLab, divisão de pesquisa da consultoria de inovação Clay Innovation, que compila dados desse setor.
O StartSe ressalta que a CB Insights também apontou as brasileiras Creditas, Easynvest, GuiaBolso e Nubank entre as 250 fintechs mais quentes do mundo.