E-mail marketing ainda funciona?

Veja algumas dicas para que este tipo de ação traga bons resultados para sua empresa
 (Divulgação/Apple)
(Divulgação/Apple)
E
Editado por Priscila ZuiniPublicado em 10/03/2011 às 12:31.

E-mail marketing ainda funciona?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – Recentemente, a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) realizou a Conferência de E-mail Marketing no Brasil. Por meio de casos de sucesso, os palestrantes procuraram provar que o e-mail é ainda um canal de comunicação muito eficaz, quando bem planejado e executado.

As palavras-chave são relevância e segmentação. Por isso, invista tempo e verba para conhecer seus clientes. Veja algumas dicas que podem ajudar a utilizar o e-mail marketing com bons resultados:

Crie um site para sua empresa, produto ou evento e incentive as pessoas que acessarem o site a fornecer seu contato (e-mail), deixando claro quais são os benefícios de dar essa informação. Faça isso com um formulário simples, pois ninguém está disposto a gastar muito tempo. Dê também outras opções como canal de comunicação, não force o cliente a divulgar o e-mail.

Sempre chame para a ação de forma clara e criativa. Assim, você adiciona valor à mensagem, oferecendo conteúdo relevante. Permita que as pessoas compartilhem a mensagem, enviando-a para seus contatos nas redes sociais. Além disso, mantenha contato com as pessoas, por exemplo, enviando e-mail para agradecer e confirmar o cadastro.

Mensure os resultados das ações, como a taxa de abertura de seus e-mails, os cliques, a taxa de conversão (se fizer venda) e a taxa de viralização (envio para outras pessoas). Sempre agradeça a compra ou a participação e reinicie o ciclo, incentivando o relacionamento com seus clientes.

Analise a quantidade de clientes que abrem seus e-mails em dispositivos móveis e explore as funcionalidades de todos os recursos disponíveis. Experimente ou volte a experimentar o e-mail marketing. Afinal, ainda é o maior retorno sobre investimento das mídias digitais.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>

Veja Também

Glaucia Guarcello: A ambidestria será a nova gestão
Um conteúdo Bússola
Há 4 dias • 3 min de leitura

Glaucia Guarcello: A ambidestria será a nova gestão

6 dicas para pequenas empresas venderem mais no Natal
Negócios
Há 5 dias • 3 min de leitura

6 dicas para pequenas empresas venderem mais no Natal

Ainda há lugar ao sol para mais fintechs?
Um conteúdo Bússola
Há uma semana • 6 min de leitura

Ainda há lugar ao sol para mais fintechs?