Dois de cada três pequenos empresários trabalham em ponto fixo

Levantamento feito pelo Sebrae mostra que 666 mil trabalhadores atendem a seus clientes na própria residência

Brasília - Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que 666 mil empreendedores individuais atendem a seus clientes na própria residência ou em um outro ponto fixo criado para montar a empresa.

Ter um ponto específico para o estabelecimento dá maior segurança para o empresário, mas há quem aposte em outras formas de venda.

O levantamento mostra que 20,3% dos empreendedores individuais trabalham levando seus serviços e produtos de porta em porta ou em postos móveis ou ambulantes.

Outros 6,7% vendem pela internet, 3,1% adotam a televendas, 2,1%, pelos correios, e 1,0% utilizam máquinas automáticas.

A mobilidade se tornou um diferencial para a empreendedora individual Andréa Carvalho, dona da Boutique Móvel, em Brasília. Ela sonhava ter o próprio negócio e teve a ideia de vender roupas em uma van.

O primeiro passo foi comprar e customizar o veículo. As roupas são compradas em confecções de São Paulo, Minas Gerais e Goiânia. Em seguida Andréa buscou ajuda do Sebrae e participou de capacitações voltadas aos empreendedores individuais.

Em setembro do ano passado, ela se formalizou, e a boutique móvel faz tanto sucesso na cidade que já pensa em expandir o negócio. “O Sebrae abriu as portas pra gente. Eu quero investir mais no meu negócio e até passar de empreendedora individual para microempresária”, comemora Andréa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.