PME

Crescer ainda é um desafio para o empreendedor, diz pesquisa

Apesar das dificuldades, 63% dos empresários ouvidos se mostram otimistas para 2015

Pessoas com gráficos (Thinkstock)

Pessoas com gráficos (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 14h46.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo – O maior desafio para os pequenos empreendedores brasileiros neste ano será o de crescer. De acordo com o levantamento realizado pela ContaAzul, empresa de sistema de gestão online para micro e pequenas empresas, 53% dos entrevistados afirmaram que crescer será o desafio de 2015.

Ao todo, foram consultados 7034 clientes da plataforma com faturamento entre zero a 3,6 milhões de reais. Somente em São Paulo, foram entrevistadas 2922 empresas. A pesquisa foi realizada no último trimestre do ano passado e no começo de janeiro.

Ganhar produtividade, manter a lucratividade, inovar o produto ou serviço, diminuir a inadimplência e pagar impostos foram os outros desafios apontados pelos empreendedores.

Apesar das dificuldades, 63% dos empresários ouvidos se mostram otimistas para 2015, contra 16% com expectativa negativa e 21% que acreditam que o ano será neutro.

A pesquisa também revela quais são as principais dificuldades que o empreendedor enfrenta no dia a dia do negócio. Analisar as finanças e planejar gastos (29%), cumprir todas as tarefas planejadas para o dia (24%) e problemas na divisão do tempo útil (22%) estão no topo das respostas. Dos entrevistados,  somente 10% apontaram lidar com impostos e 9% lidar com a concorrência.

Vinicius Roveda, cofundador e CEO da ContaAzul, esperava que os principais problemas dos empreendedores fossem mais complexos. “As principais dificuldades são simples de resolver. Se for ver a realidade, as empresas não fazem porque consome muito tempo do empreendedor”, afirma.

Ser reconhecido pelo bom trabalho e ver os clientes satisfeitos (54%) e trabalhar com o que gosta (28%) lideram as satisfações do dia a dia dos entrevistados. Ter lucro aparece em terceiro lugar, com 16%.

Acompanhe tudo sobre:Empreendedoresgestao-de-negociosPequenas empresasdicas-para-seu-negocio

Mais de PME

Brasileiras conquistam metade dos prêmios no BRICS Women's Startup Contest