Como é calculado o capital inicial para abrir uma franquia?

Entendo o valor apresentado nas tabelas descritivas de franquias

Como é calculado o capital inicial para abrir uma franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - Em tese, capital inicial e investimento inicial deveriam ser a mesma coisa porém, depende muito da visão de cada franqueador do que ele define como investimento inicial.

Teoricamente este valor deveria conter tudo que o candidato a uma franquia vai investir para entrar no negócio até a inauguração, por exemplo: reformas e instalações, maquinas e equipamentos, sistema de gestão, constituição da empresa e papelaria, telefonia, estoque inicial, marketing de inauguração, taxa de franquia e ainda um item que nem sempre é contemplado nas planilhas de investimento inicial que é o capital de giro.

Este valor não inclui, porém, o valor do ponto, este está sempre fora das planilhas de investimento inicial, quando for o caso.

Alguns franqueadores divulgam como capital inicial somente o investimento necessário em reforma e instalações deixando a taxa de franquia e o capital de giro à parte, e outros não citam o capital de giro.

Tal comportamento não é o mais recomendado pois o empreendedor pode se candidatar a franquia com base no valor informado e no momento que ele toma conhecimento dos valores adicionais pode chegar à conclusão de que não tem o recurso suficiente e desistir do negócio e, neste caso ambos, franqueador e candidato colocam energia em um processo que poderia ter sido resolvido já no primeiro contato se houvesse transparência total na informação.

O candidato ao pesquisar um negócio deve entender tudo que está na relação de investimento inicial ou capital inicial.


Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria.

Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.