Exame Logo

BNDES ajudará pequenas empresas a ir à Bolsa, diz Coutinho

O banco tem duas novas iniciativas para fomentar o acesso das pequenas empresas ao mercado de capitais

Bovespa: o programa está sendo detalhado em evento da BM&FBovespa (Paulo Fridman/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 11h47.

São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ), Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira, 16, que o banco tem duas novas iniciativas para fomentar o acesso das pequenas empresas ao mercado de capitais, com dois fundos para apoiar essas companhias e suas ofertas.

O primeiro é um fundo de R$ 1 bilhão, que garantirá 20% da oferta de ações com recursos do BNDESPar. "Já conseguimos listar cinco empresas nos últimos tempos, mas queremos ver esse número crescer", disse Coutinho.

Veja também

Além disso, o presidente do BNDES disse que pretende dar "operacionalidade" ao primeiro fundo de mercado de acesso, de R$ 250 milhões. "A BNDESPar, terá, de partida, até 30% do fundos.

Mas recebemos, até sexta-feira, quando encerrou o período, 13 propostas de gestores interessados em capitalizar e operacionalizar esse fundo", completou.

Coutinho falou em "revolução", criando um conjunto de condições para "escancarar" o acesso das pequenas empresas.

As iniciativas fazem parte de um programa mais amplo do governo para tentar fomentar o acesso dessas empresas de menor porte ao mercado de capitais. O programa está sendo detalhado em evento da BM&FBovespa, na manhã desta segunda.

Segundo Coutinho, a iniciativa foi uma parceria, que se iniciou com diagnóstico de por que no Brasil não se conseguiu promover o acesso das pequenas empresas ao mercado.

Esse diagnóstico buscou exemplo em países, como Austrália, Polônia e Reino Unido, entre outros, que depois foram adaptadas à realidade brasileira.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3BNDESbolsas-de-valoresfinanciamentos-para-pequenas-empresas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame