Exame Logo

As 25 melhores franquias do ano, segundo consultoria

A segunda edição do estudo Top 25 do Grupo Bittencourt avaliou a inovação nas redes de franquias do país

Top 25 da inovação (Stock.xchng)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 13h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h03.

São Paulo – Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Bittencourt, especializado em consultoria para franquias , fez um levantamento das melhores redes do mercado. Em 2013, o principal critério avaliado era o relacionamento com os franqueados. No Top 25 deste ano estão as melhores redes no quesito inovação .  As marcas deveriam atender critérios básicos para participar da pesquisa: ter no mínimo 10 unidades, atuar há dois anos como franqueadora e ter recebido o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising nos últimos 3 anos. Depois, em três fases, os franqueadores responderam perguntas fechadas sobre o tema, deram exemplos de cases de inovação na rede e foram avaliados por um comitê. Segundo Lyana Bittencourt, diretora do grupo que acompanhou a pesquisa, mais de 200 redes foram consultadas sobre ações e cultura de inovação. “A gente identificou que inovação era um tema que precisaria ser explorado no franchising. Como estamos tendo um mercado mais retraído, estratégias de diferenciação estão na pauta dos executivos”, diz Lyana. As empresas são organizadas em uma lista em ordem alfabética e não no formato de ranking. Veja as premiadas e quais ações de destaque têm melhorado a rede.
  • 2. Alphagraphics

    2 /24(Divulgação/Alphagraphics)

  • Veja também

    A rede de gráficas precisa inovar para se manter no mercado, cada vez mais focado no digital. Uma das diferenciações foi a criação de um serviço pouco oferecido por outras marcas, que permite imprimir livros sob demanda, sem tiragem mínima. A rede conta com mais de 20 unidades.
  • 3. Ambev - Chopp Brahma Express

    3 /24(Divulgação)

  • Para melhorar o resultado dos franqueados, a Ambev disponibiliza caminhões com chopeiras de forma rotativa para a rede. Os veículos podem atender eventos com até 500 pessoas e ajudam a expor a marca e aumentar as vendas. Ao todo, a rede tem 77 franqueados.
  • 4. Bob´s

    4 /24(Divulgação/Bobs)

    O Bob’s ficou na lista pela Iniciativa de recriar a identidade visual de toda a rede. As lojas ganharam novo layout, móveis e serviços para atrair mais o público. A rede conta com mais de 1040 unidades.
  • 5. Casa do Construtor

    5 /24(Divulgação/Casa do Construtor)

    A franquia de locação de máquinas e equipamentos reuniu unidades com características e necessidades parecidas e criou um “grupo de referência”. Este grupo se reúne com frequência para trocar ideias e experiências. Ao todo, a rede tem 190 franqueados.
  • 6. Chilli Beans

    6 /24(Divulgação)

    O modelo de inovação da Chilli Beans está na recorrente criação de novos modelos. As lojas recebem cerca de 10 novos óculos toda semana. Para valorizar os produtos, as parcerias de cobranding com estilistas e outras marcas têm trazido resultados consideráveis para a rede, que conta com mais de 540 unidades.
  • 7. China In Box

    7 /24(Divulgação/China In Box)

    De franqueados a executivos da franqueadora, todo mundo no China in Box recebe coaching para que experiências profissionais e pessoais possam ser melhor aproveitadas no negócio. Ao todo, a rede tem 180 franqueados.
  • 8. Clube Turismo

    8 /24(Divulgação)

    Para não deixar de crescer, a Clube Turismo passou a oferecer seus pacotes de viagens em mais canais, como o site e até um app para smartphones. Hoje, são mais de 65 franqueados.
  • 9. CNA

    9 /24(Reprodução/YouTube)

    Uma das ações de marketing mais comentadas do ano trouxe também resultados para os franqueados do CNA. O projeto Speaking Exchange permite que estudantes brasileiros pratiquem seu inglês com idosos americanos em casas de repouso, através de um vídeochat online. A rede conta com mais de 580 unidades.
  • 10. Espetinhos Mimi

    10 /24(Divulgação)

    Para não ficar nas mãos só do mercado doméstico, a rede Espetinhos Mimi investiu também em vender produtos e serviços para festas e eventos corporativos. Hoje, são mais de 60 franqueados.
  • 11. Giraffas

    11 /24(Divulgação/Giraffas)

    A rede de fast food Giraffas criou comitês de inovação para discutir ideias e novas possibilidades. Foi uma forma que a marca encontrou para se arriscar mais por resultados melhores. Ao todo, a rede tem 345 franqueados.
  • 12. Griletto

    12 /24(Divulgação/Griletto)

    O franqueado do Griletto tem acesso a uma Universidade Digital, com ferramentas para treinar e reciclar funcionários a qualquer momento, totalmente online. A rede conta com mais de 150 unidades.
  • 13. Havaianas

    13 /24(Kai Hendry/Wikimedia Commons)

    A Havaianas está reconhecendo a excelência dos franqueados para incentivar através do exemplo. As melhores práticas são premiadas e ajudam a espalhar o padrão de atendimento e produtos pelas unidades. Ao todo, a rede tem 340 franqueados.
  • 14. Home Angels

    14 /24(Divulgação/Home Angels)

    A franquia de cuidadores de idosos foi criada pelo Grupo Zaiom e é considerada uma inovação no mercado de franquias. A rede ajudou a consolidar as microfranquias, profissionalizando setores extremamente informais. Hoje, são mais de 120 franqueados.
  • 15. Imaginarium

    15 /24(Divulgação/Imaginarium)

    A Imaginarium criou um programa de intraempreendedorismo para incentivar funcionários a darem novas ideias, seja para melhorar a produtividade, reduzir custos ou até inovar no próprio modelo de negócios. Ao todo, a rede tem 165 franqueados.
  • 16. Localiza

    16 /24(Divulgação)

    Para garantir que o know how seja transmitido e os padrões e processos estejam em dia com o estabelecido, a Localiza, uma das maiores franquias do país, criou um sistema de gestão operacional único, que também agiliza o atendimento ao cliente. Hoje, são mais de 230 franqueados.
  • 17. Multicoisas

    17 /24(Divulgação/Multicoisas)

    A Multicoisas usou a tecnologia para conseguir engajar a rede e também mudar toda uma cultura. Com isso, conseguiu aumentar a capacitação da equipe e também melhorar o resultado das unidades. Hoje, são mais de 170 franqueados.
  • 18. O Boticário

    18 /24(Divulgação)

    Uma das maiores e mais consolidadas redes do país, O Boticário usou a diversificação para inovar, criando novas marcas, modelos de negócios e produtos. Ao todo, a rede tem mais de 3600 unidades.
  • 19. On Byte

    19 /24(Divulgação/On Byte)

    A On Byte criou fóruns para que os franqueados pudessem trocar experiências e debater sobre o crescimento da rede. Dessas discussões surgiu um banco de ideias de boas práticas e referências para todos os franqueados. A rede conta com mais de 90 unidades.
  • 20. Ortodontic Center

    20 /24(Divulgação)

    A conversão de clínicas já existentes na bandeira da Ortodontic Center foi a saída encontrada pela marca para chegar a cidades menores e manter o crescimento além das capitais. Hoje, são mais de 106 franqueados.
  • 21. Prepara Cursos

    21 /24(Divulgação)

    A rede usou realidade virtual e inteligência artificial para simular uma experiência real de sala de aula. Os simuladores aumentaram em até 50% o nível de aprendizado. Ao todo, a rede tem 435 franqueados.
  • 22. Rei do Mate

    22 /24(Divulgação/Rei do Mate)

    Desenvolver bem o mix de produtos e não se contentar com apenas uma opção de chá mate foram os desafios que fizeram a rede inovar. Hoje, são mais de 100 combinações com mate que garantem o crescimento da marca. A rede conta com mais de 330 unidades.
  • 23. Uptime Consultants

    23 /24(Divulgação)

    Aproximar-se dos franqueados da rede foi a saída encontrada pela Uptime para não perder em inovação. Para isso, foram criados encontros com empreendedores e grupos com conselheiros para a rede. Hoje, são mais de 175 franqueados.
  • 24. Agora, leia mais sobre franquias

    24 /24(Kenzo Tribouillard/AFP)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresFranquiasInovação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame