9 franquias que faturam mais de R$ 80 mil
Confira a seleção de nove franquias de diversos setores cujos faturamentos ultrapassam R$ 80 mil
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 13h23.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo – O faturamento médio mensal de uma franquia é um dado que interessa para quem está escolhendo um negócio para investir. A pedido de Exame.com, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) fez um levantamento das franquias que faturam mais de 80 mil reais por mês. Os números que as empresas divulgam – como os que compõem esta lista – representam a média de todas as unidades. Entretanto, o empreendedor também deve levar em conta que determinados locais onde os custos são maiores, o valor do retorno tende a diminuir. Confira nas páginas seguintes nove franquias que faturam mais de 80 mil reais.
A Devassa foi criada em 2002 no Rio de Janeiro como uma cerveja e, um ano mais tarde, virou bar com o conceito de experimentação do produto. Em 2007 foi adquirida pela Schincariol, o que fez com que a marca fosse levada para outras cidades do país. Hoje, os empreendimentos da Cervejaria Devassa estão presentes em Belo Horizonte e Uberlândia, Goiânia, Rio de Janeiro e Macaé, São Paulo, Guarulhos e Indaiatuba, Brasília, Curitiba e Maringá. A marca tem três modelos de franquias: Boteco da Loura, a Mini-cervejaria Devassa e o Ponto Devassa.O faturamento médio bruto do Boteco da Loura é de 150 mil reais e o investimento necessário é de 480 mil reais fora o valor do ponto de locação.
A marca de sapatos e bolsas conta com 292 franquias em mais de 160 cidades, 46 lojas próprias sendo cinco flagship stores. Em 2012, a Arezzo planeja a abertura de 58 lojas novas, 11 lojas próprias e 47 franquias. Além da marca Arezzo, a rede ainda conta com a Schutz, a Anacapri e a Alexandre Birman. O faturamento médio bruto de uma unidade da marca é de 170 mil reais e o valor do investimento inicial é a partir de 240 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 60 meses.
Há 24 anos no mercado, a Puket possui 95 franquias distribuídas pelo Brasil. A marca é especializada na comercialização de peças como meias, pijamas e lingeries. O faturamento médio bruto estimado de uma franquia é de 85 mil reais e interessados precisam desembolsar 350 mil reais de investimento inicial, fora o valor do ponto de locação.
Fundada em 1962, atualmente as sandálias Havaianas são exportadas para mais de 80 países. São cerca de 80 modelos, que somados as cores e estilos, chegam a mais de 600 sandálias diferentes. O modelo de franquia foi adotado pela marca para que empresários locais pudessem agregar conhecimento e experiência regional, para melhoria das lojas. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 290 mil reais e o faturamento médio bruto mensal é de até 80 mil reais.
Fundada em 1943 pelo imigrante italiano Cláudio Milano, a rede de livraria conta com mais de 220 lojas distribuídas por 25 estados do país e, além do Brasil, está presente em Portugal, Angola e Colômbia. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 139 mil reais e o faturamento médio bruto é de 80 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 24 a 36 meses.
Fundada em 1995 pela dentista Carla Renata Sarni, a Sorridents é uma rede de clínicas odontológicas que conta com mais de 170 unidades espalhadas pelo Brasil. Um dos seus focos é a ação social realizada pela marca, a qual atende crianças carentes por meio de suas equipes de dentistas voluntárias que fazem parte do projeto "Adote uma criança Sorridents", realizado em bairros carentes das cidades em que a rede possui clínicas em operação. O faturamento médio bruto por mês de uma franquia é de 100 mil reais. O investimento inicial é de 350 mil reais e a taxa de franquia custa de 45 a 65 mil reais.