Exame Logo

8 dicas para alavancar as vendas no Dia das Mães

Qualidade no atendimento pode atrair mais clientes e trazer sucesso de vendas em uma das datas de maior movimento do comércio brasileiro

Mulheres fazendo compras em loja de roupas (Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 14h53.

Vitória - No segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães . O Sebrae no Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer e ampliar as oportunidades dos pequenos negócios durante uma das datas mais movimentadas no comércio brasileiro, preparou oito dicas para aumentar as vendas e movimentar o faturamento dos empresários.

A analistade Atendimento Individual da instituição, Jéssika Tristão, ressalta que ações e atitudes relativamente simples dos empreendedores muitas vezes acabam aumentando o faturamento até de forma involuntária, mas planejamento e direcionamento são ferramentas que auxiliam a alavancar as vendas. “É importante planejar previamente para obter os melhores resultados possíveis com as datas comemorativas. Algumas dessas datas especiais chegam a ser responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa”, afirma.

Confira as oito dicas para ampliar as vendas do seu negócio no Dia das Mães:

1. Organize sua loja

Evite barreiras físicas que dificultem a circulação ou a visualização dos produtos, verifique se as portas são amplas e se a entrada da loja está livre, garanta também a acessibilidade de cadeiras de rodas e/ou carrinhos de bebê.

2. Invista na comunicação visual do negócio

O ambiente para o cliente realizar as compras deve ser agradável, proporcione conforto, temperatura adequada, aromatização, decoração temática e iluminação. Lembre-se que caso o ambiente tenha sonorização, que seja agradável a todos os gostos.

3. Faça propaganda do seu negócio

É necessário que o empreendedor entend aque não é necessário investir muito para fazer propaganda. Há ações de baixo custo ou até mesmo de custo zero. Explore as redes sociais e abuse da criatividade, envolvendo-se com comunidades, divulgação boca a boca, distribuição de folhetos, utilização de faixas, serviços de som e outdoor móvel, como carros.

4. Ofereça promoções

O consumidor que mantém a empresa. Logo, nada mais justo do que ter bons descontos. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos.

5. Escute seu cliente

No Dia das Mães, abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização de algum(ns) determinado(s) produto(s).

6. Treinamento de equipe

Se você tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais.

Lembre-se que mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para que uma compra efetiva aconteça no momento, que sua empresa seja indicada para outros clientes ou mesmo para as compras futuras dele.

7. Fique de olho na concorrência

Seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento ao que está acontecendo no mercado e quais as necessidades ou desejos do cliente. Assim você tem mais chances de atender. Mas, lembre-se de ser sempre fiel aos seus valores e aos do seu negócio.

8. Não tenha medo

Inove sempre que possível. Mesmo que sua empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.

Para quem deseja superar as dificuldades e intensificar vendas, além das dicas existem muitas outras maneiras e a capacitação é uma delas. Para isso, o Sebrae no Espírito Santo tem uma programação diversificada e aberta a todos, como a capacitação Aumentando suas vendas com Criatividade.

Existem outros cursos, palestras e oficinas que também podem auxiliar na hora de alavancar as vendas: Qualidade no relacionamento com o cliente; Como atrair, conquistar e manter clientes; Atendimento a Clientes - Obtendo resultados com a satisfação do cliente, entre outros. O Espaço Empreendedor do Sebrae está de portas abertas. Empreendedor, agende uma visita e conheça a programação de capacitações.

São Paulo – Hoje, existem cerca de 800 mil pequenas empresas ligadas ao varejo de moda no Brasil. Para quem deseja empreender neste segmento, é preciso buscar estratégias para se diferenciar. O Sebrae identificou sete segmentos no mercado de moda para quem planeja abrir um negócio e preparou uma cartilha com orientações e informações sobre cada nicho.
  • 2. Moda plus size

    2 /9(olesiabilkei/Thinkstock)

  • Veja também

    De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o segmento de moda plus size é um mercado que cresce 6% ao ano e movimenta cerca de 5 bilhões de reais. Buscar fornecedores específicos, participar de feiras do segmento como o Fashion Weekend Plus Size e investir no corte e caimento das roupas são algumas estratégias de diferenciação.
  • 3. Moda gestante

    3 /9(Getty Images)

  • O público de moda gestante é específico e demanda mais atenção do empreendedor porque a numeração muda a cada semana. Segundo o Censo 2010, 83 milhões de mulheres tiveram filhos no país, sendo que a maioria é jovem. Para se destacar nesse mercado é preciso oferecer um mix de produtos com peças confortáveis e que estejam de acordo com as tendências de moda. Investir em produtos de bebês é uma das recomendações pra aumentar o faturamento do negócio.
  • 4. Moda ecológica e sustentável

    4 /9(Fuse/|Thinkstock/Reprodução)

    Além da modelagem, o mais importante é que a roupa seja feita de matéria-prima renovável e que polua menos. De acordo com os Institutos Akatu e Ethos, quase 10 milhões de pessoas adota valores e comportamentos mais sustentáveis de consumo. Investir em peças artesanais, buscar fornecedores especializados em matéria-prima ecológica e focar no e-commerce são algumas dicas da cartilha.
  • 5. Moda brechó

    5 /9(ViewApart/Thinkstock)

    De acordo com o cadastro nacional do Sebrae, o número de pequenas empresas especializado em artigos usados cresceu 210% em cinco anos. O investimento inicial para abrir uma loja é relativamente menor se comparado com outros segmentos de moda. Ter serviços diferenciados como leilões, bar, café e investir em networking para adquirir mercadorias são algumas dicas para quem deseja abrir um brechó.
  • 6. Moda evangélica

    6 /9(REUTERS/Sergio Perez)

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Brasil possuía 42 milhões de evangélicos, o equivalente a 22% da população brasileira. Roupas com muito decote, transparências, saias e vestidos muito curtos devem ser evitados pelo dono do negócio. Visitar eventos, diversificar o canal de vendas e investir na propaganda boca a boca são algumas maneiras para vender mais.
  • 7. Moda streetwear

    7 /9(JohanJK/Thinkstock)

    O consumidor da moda streetwear não necessariamente é adepto do skate. Por isso, empreendedores deste segmento devem criar estratégias de promoção em shows, festas, feiras, usar as redes sociais e oferecer produtos criativos para conquistar mais clientes.
  • 8. Moda country

    8 /9(Dariildo/Thinkstock)

    Homens e mulheres que frequentam rodeios são os principais consumidores deste segmento. Aproveitar eventos como feiras agropecuárias, rodeios e shows sertanejos e fazer parcerias com duplas sertanejas e casas de festas são algumas maneiras de divulgar a marca do negócio. Oferecer outros serviços como consertos de chapéus é uma forma de aumentar as vendas.
  • 9. Agora, leia mais sobre empreendedorismo

    9 /9(Divulgação/Buzina Brasil)

  • Acompanhe tudo sobre:Dia das MãesPequenas empresasSebrae

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame