PME

5 dicas de marketing essenciais para empreendedores

Especialista diz que a criação da marca de uma empresa e o desenvolvimento de um plano de marketing demandam investimento e atenção

Grandes negócios (Getty Images)

Grandes negócios (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2013 às 05h00.

São Paulo – As estratégias de marketing são determinantes para o sucesso ou fracasso de um empreendimento. “O primeiro grande erro das pequenas empresas com relação ao marketing é considerá-lo como algo específico, vinculado a um tipo de ação”, afirma Frederico Mafra, especialista em marketing e professor do Ibmec/MG. Veja as dicas do especialista para empreendedores:

1. Dedique um tempo ao criar a sua marca

Investir no planejamento da marca da sua empresa é importante e, às vezes, requer ajuda de um profissional especializado. Para o especialista, o nome escolhido pelo empreendedor, por exemplo, não deve ser parecida com a do concorrente. Se no começo pode parecer uma vantagem, no longo prazo, a sua marca ficará sem identidade própria e pode passar uma imagem de cópia.

2. Faça um plano de marketing

O plano de marketing é uma ferramenta essencial para que o empresário possa investir de forma eficiente os seus recursos. “O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores”, explica Mafra. As quatro etapas básicas de um plano de marketing são: análise do ambiente de negócios, marketing estratégico, marketing tático e controle e avaliação.


3. Comunique-se bem com seus consumidores

Os materiais de divulgação de um negócio demandam investimento, mas são essenciais na comunicação com os consumidores. “A empresa deve ter seus materiais de divulgação, não somente de produtos e serviços, mas também institucional. Isso é importante para ajudar na construção de sua imagem no médio e longo prazo no mercado”, diz Mafra. Para ele, o empreendedor deve evitar trabalhar com materiais defasados e de má qualidade.

4. Crie um programa de fidelidade

A fidelização dos clientes de uma empresa tem que ser conquistada e “mantida todos os dias, em todos os momentos em que o consumidor estiver em contato com seus produtos, serviços, pessoas ou marca”, afirma Mafra. Para ele, os empreendedores precisam se atentar à qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece e a imagem que o empreendimento tem no mercado para conseguir fidelizar os consumidores.

5. Divulgue sua marca por meio do networking

É preciso dedicação para que sua empresa tenha uma rede de contatos profissionais que gerem negócios. O empreendedor precisa, primeiramente, selecionar os potenciais contatos, fazer um mapeamento de interesses e em seguida criar uma rotina para contatar as pessoas da rede. “Não exagere na frequência de contatos para uma mesma pessoa ou grupo da rede, pois isso pode gerar um efeito reverso de afastamento dos interesses comuns”, explica Mafra.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame