3 livros que vão te ajudar a planejar um novo negócio
Planejar um negócio desde a sua concepção é uma tarefa trabalhosa. Essas leituras vão te auxiliar neste processo
Mariana Desidério
Publicado em 26 de junho de 2017 às 15h00.
Última atualização em 26 de junho de 2017 às 15h00.
Planejar um negócio desde a sua concepção é uma tarefa trabalhosa, mas que certamente vale a pena. Mais da metade dos novos negócios são encerrados antes de completar três anos. Para não fazer parte desta estatística é necessário planejar, discutir, detalhar, apresentar o projeto de negócios para potenciais clientes e parceiros de negócios e ouvir a opinião deles todos.
É muito recomendável fazer protótipos ou experimentos que possibilitem testar, em uma fase ainda inicial, a aceitação do seu produto ou serviço por futuros clientes. É nesta fase de planejamento que os problemas iniciais podem ser detectados e corrigidos.
Aqui estamos sugerindo três livros que vão lhe ajudar em três fases distintas deste processo de estruturação do seu novo empreendimento:
1- Quando você ainda está na fase das ideias;
2- Quando você já sabe que negócio será este;
3- Quando você for apresentar seu projeto de negócio para possíveis investidores, parceiros estratégicos ou colaboradores.
Primeiro: O objetivo de qualquer negócio é conquistar e manter clientes da maneira mais eficiente possível. Ou seja, gastar o mínimo possível de dinheiro, tempo, espaço físico, pessoas, matérias primas, etc.
Para isso é preciso conceber, ir a mercado, atingir o equilíbrio financeiro e gerar lucro, tudo isso o mais rápido possível. O componente “tempo” é um fator chave de sucesso no lançamento e na operação do seu novo empreendimento.
Se você está na fase das ideias, pensando que negócio será este, vale a pena ler o livro: Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias, de Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, editado no Brasil pela Intrínseca.
Segundo: Se você está em uma fase um pouco mais avançada e já sabe qual será o seu negócio, mas precisa agora iniciar um processo de “refino” do modelo como o seu empreendimento vai funcionar, vale a pena ler: Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios, escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, editado pela Alta Books.
Terceiro: Se você vai apresentar seu projeto de negócio para possíveis investidores ou parceiros estratégicos, eles vão querer conhecer, no detalhe, como o negócio vai ser desenvolvido, operado e como vai ganhar dinheiro.
Para mostrar isso será necessário, na maioria das vezes, escrever um Plano de Negócios. Recomendamos a leitura do livro: Plano de Negócios, de José Arnaldo Deutcher e outros, publicado pela Editora FGV.
Dedique tempo para planejar para economizar tempo e dinheiro na estruturação e operação do seu novo negócio: Boa sorte!
Antonio André Neto é coordenador acadêmico do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da FGV.
Envie suas dúvidas sobre startups parapme-exame@abril.com.br.